Novas carteiras de identidade só chegarão à PB em fevereiro de 2011

Novo modelo entra em vigor nesta quarta-feira em quatro estados e no DF


Apesar de nos estados de Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Maranhão e Rio de Janeiro entrar em vigor a partir desta quarta-feira (1º) a emissão das novas carteiras de identidade, na Paraíba a previsão é que o documento só comece a ser emitido em fevereiro de 2011. A informação foi dada na terça-feira (30) pelo Instituto de Polícia Científica da Paraíba (IPC).

A nova carteira de identidade terá o formato de um cartão de crédito magnético ,com dois chips contendo dados como altura do portador do documento, impressões digitais, números do Registro Geral (RG), do Cadastro de Pessoa Física (CPF), Título de Eleitor e também do número do passaporte. Antes, eram necessários, no mínimo, quatro documentos para apresentar em determinada situação, como na solicitação de um cartão de crédito. O prazo para as novas carteiras estejam em todo o Brasil é de nove anos.

De acordo com o diretor do IPC, Antônio Toscano, a nova carteira de identidade apresenta vários benefícios dentre eles a não possibilidade de falsificação do documento. “A fraude será impossível por causa da presença de chips e do número de registro que será único para cada brasileiro”, afirma acrescentando que a nova carteira de identidade será válida em todo o país.

O Registro de Identificação Civil (RIC), assim como será chamado, com validade em território nacional, ajudará na identificação das pessoas porque o número uniformizará através do registro que é nacional. Isso permite que acabe o modelo de carteira para cada unidade federativa no Brasil.

“Vai facilitar a vida das pessoas porque o número será nacional. Haverá uma igualdade no documento e também um único documento contendo todas as informações”, afirma Antônio Toscano.

Jornal da Paraíba

Nenhum comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.