Há 40 dias para o fim do mandato, Maranhão aprova medida que permite reeleição nas escolas

Restando 40 dias para o fim do mandato, o atual governador José Maranhão (PMDB) concedeu um benefício aos professores que há tempos era reivindicado. A partir de agora os diretores e vice-diretores das escolas da rede de ensino do Estado poderão ser reeleitos e, portanto, reconduzidos ao cargo.

Embora a reivindicação da categoria seja antiga, ela só foi atendida às vésperas do governador deixar o cargo. A Medida Provisória foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) da última sexta-feira (19). “Os mandatos de Diretor e Vice-Diretor das Escolas da Rede Estadual de Ensino serão de 02 (dois) anos, permitida a recondução ao cargo”.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Paraíba (Sintep-PB), Antônio Arruda, informou ao PolíticaPB que este era apenas um ponto de reivindicação dos professores que não conseguiram conquistar o direito de ter eleições para diretor e vice em todas as escolas da Paraíba.

“Essa medida é uma reivindicação que há muito tempo nós vínhamos fazendo, mas desde a origem havia impedimentos. Isso era solicitado porque nós entendemos que quem deve escolher se os representantes das escolas devem permanecer no cargo, ou não, é a comunidade”, argumentou Antônio Arruda.

O representante dos professores do Estado, no entanto, ressaltou que a vitória da categoria não foi completa porque outros pontos importantes não foram considerados.

“Outro ponto que era reivindicado pelos professores trata das eleições. Nós solicitamos que fossem realizadas eleições em todas as 1.040 escolas estaduais, mas isso não foi aprovado. Atualmente só há a escolha direta para diretor e vice nos municípios com 25 mil habitantes ou mais”, explicou Arruda.

Além disso, outra reivindicação tratava do tempo de mandato na direção das escolas. Conforme Antônio Arruda, a categoria queria que a permanência no cargo de diretor e vice fosse prorrogada para três anos, porém o pedido também não foi atendido e o período de dois anos permaneceu.

Nice Almeida

PolíticaPB

Nenhum comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.