Professores estaduais entram em greve por tempo indeterminado

Sintep-PB cobra novo piso salarial nacional, e governo diz que valores ainda não foram definidos

Mal começou o ano letivo e mais de 550 mil alunos da rede pública estadual vão ficar sem aulas a partir da próxima segunda-feira, dia 1° março. Os trabalhadores em Educação da Paraíba, incluindo os professores, deflagraram, na tarde desta sexta-feira (26) greve por tempo indeterminado.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba (Sintep-PB), mais de 500 profissionais estiveram presentes na assembleia geral realizada na sede da entidade. A decisão pela paralisação veio após o desentendimento entre Governo do Estado e categoria a respeito do valor do piso salarial nacional. “O Governo do Estado vinha cumprindo com as obrigações até o final do ano passado, mas a partir desse ano deixou de cumprir com o que determina a lei”, disse Antônio Arruda, presidente do Sintep-PB.

Após o fim da assembleia, todos os presentes seguiram em passeata até o Palácio da Redenção, como forma de pressionar o Poder Executivo. “Além do pagamento do piso, reivindicamos melhorias nas escolas, a realização de concursos públicos e o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) para os servidores não docentes”, explicou o secretário de Comunicação do Sintep-PB, Edvaldo Faustino.

A assessoria da Secretaria Estadual de Educação afirmou que a determinação do Governo Federal pelo pagamento do piso salarial nacional, principal reivindicação da categoria, continua sendo cumprida pelo Governo do Estado. “O Governo já está pagando o piso, mas com o valor referente a 2009 que é o que ainda está em vigor. O Ministério da Educação ainda está elaborando o piso que será pago em 2010. Assim que o novo piso for definido, a gestão estadual irá pagar o valor determinado”, afirmou a assessoria.

Ainda de acordo com a Secretaria da Educação, o Governo está aberto a negociações e, caso a categoria deseje realizar uma reunião na próxima segunda-feira, o secretário, com certeza, irá recebê-los. “Não se pode definir agora um valor que poderá não condizer com que o MEC determinar futuramente. De qualquer maneira, o governo Maranhão está aberto a negociações”.

2 comentários:

  1. gostaria de receber imformação sobre o novo piso salarial de 2010 para professor.

    ResponderExcluir
  2. parabens ao governo estadual da paraíba por ter negociado com dialogo aberto o piso elaborado pelo governo federal espero que seja cumprido com certeza.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.