Deputado Branco Mendes pede apoio de ministros para a criação de Universidade do Vale do Piancó

O deputado Branco Mendes enviou ofício aos ministros da Casa Civil, Dilma Rousseff, e da Educação Fernando Haddad, solicitando o empenho de ambos para a criação de um Campus da UFCG no município de Itaporanga, que seria denominado, segundo os defensores da causa, de Universidade do Vale do Piancó.

O parlamentar se associou à comissão pro Universidade do Vale do Piancó. Ele participa de uma reunião de uma reunião nesta sexta-feira (26), em Itaporanga, quando apresentará cópia dos ofícios em que pede a intercessão de Dilma e de Haddad em prol da criação da universidade.

Branco considera a educação o principal vértice de desenvolvimento de uma Nação e, segundo ele, não é exagero dizer que o Brasil está distante do modelo ideal. “Embora tenhamos contabilizado substanciais avanços na área”, adendou.

O deputado acredita que obterá uma resposta satisfatória dos ministros já que eles têm “absoluto conhecimento das carências e demandas dessa área”, sobretudo, em relação ao ensino superior público na Paraíba e devem reforçar o seu processo de expansão e de interiorização.

Branco relatou que na Paraíba há uma visível tendência de concentração de cesso ao ensino superior: em 214, dos 223 municípios paraibanos, menos de 4% dos jovens estão na universidade.

Na Opinião de Branco Mendes, o foco da Lei nº. 10.172, de 9 de janeiro de 2001, que define o Plano Nacional de Educação, deve ser as regiões que apresentem deficiência na educação superior e o Sertão da Paraíba se inclui nesse contexto.

Um primeiro passo, segundo o deputado, já foi empreendido quando, em 2003, iniciou-se um processo de expansão da Universidade Federal de Campina Grande, com a instalação de um campus avançado da instituição na cidade de Sumé, onde há a primeira Universidade Camponesa do Brasil.

Branco lembrou, também, que a Universidade Federal de Campina Grande possui um Plano de Expansão Institucional – Planexp da UFCG, “com justificativas mais que plausíveis para que se dê continuidade a esse processo de interiorização”.


Hermes de Luna

Nenhum comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.