Aécio Neves fecha acordo para ser vice de Serra e PSDB quer pesquisa sobre terceiro mandato de Lula


O PSDB encomendou uma pesquisa sobre o terceiro mandato do presidente República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), segundo informa o jornal Folha de São Paulo. O tema voltou às discussões nos corredores do Congresso, depois que a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff ter assumido um câncer linfático.

A pesquisa do PSDB ouvirá mil pessoas e será apresentada para a Executiva Nacional dos tucanos, que será realizada no próximo mês. Por sua vez, o Partido dos Trabalhadores afirma que a doença não mudou os planos do partido para a candidatura de Dilma, que continuaria sendo o nome da legenda para as eleições presidenciais de 2010.

Puro Sangue

Os governadores de São Paulo, José Serra, e de Minas Gerais, Aécio Neves, ambos do PSDB, fecharam um acordo para as eleições de 2010. O principal articulador foi o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Segundo integrantes da cúpula do PSDB, Serra, que lidera as pesquisas, seria o candidato à Presidência e seu colega de partido a vice.

Esse entendimento deverá ser anunciado em agosto ou setembro, enterrando a possibilidade de uma prévia entre os dois potenciais candidatos ao Palácio do Planalto. Serra lidera as pesquisas. E terá 68 anos em outubro de 2010. Será sua última tentativa de conquistar a Presidência. Ele precisa do apoio de Minas, o segundo maior colégio eleitoral do país. Sem Aécio, Serra se enfraqueceria. Aécio resistia a ser vice, mas pesaram alguns conselhos de FHC e uma avaliação do governador mineiro sobre o atual quadro político.

Em primeiro lugar, Serra tem mais cacife nas pesquisas. Dificilmente esse cenário mudaria até a hora da definição. Se Serra precisa de Aécio, Aécio precisaria de Serra para vencer.

Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.