Escolas do município de Santana dos Garrotes são borrifadas contra o barbeiro


Tem início segunda-feira (16/03) em todas as escolas do município de Santana dos Garrotes, a Campanha de Combate ao Barbeiro, inseto transmissor da doença de Chagas.

Esse trabalho vai ser realizado pela Prefeitura Municipal, juntamente com as Secretarias Municipais de Saúde e Educação, e será coordenado e acompanhado pelo Supervisor da FUNASA Erivando Querino, uma parceria do Governo Federal com o Governo Municipal.

Segundo Luís leite, secretário de educação do município pede aos senhores Diretores das Escolas municipais que recebam bem os Agentes e que acompanhem todo o trabalho para que sejam “BORRIFADOS” todas as dependências da escola, principalmente nos locais onde estão alojados ninhos de morcegos e andorinhas.

Segundo o prefeito que é medico a importância dessa campanha de combate a doença de chagas, vem acabar com o problema dessa doença no nosso município, “começaremos pelas as escolas, principalmente na zona rural onde há maior índice do inseto, depois faremos em todas as residências”, ressaltou o prefeito Zé Alencar.


MODO DE TRANSMISSÃO


O barbeiro quando pica para sugar o sangue, elimina fezes. A picada e as fezes provocam coceira. Ao coçar o local as fezes vão para o ferimento levando o Tripanosoma Cruzi, que é o protozoário parasita que causa a doença de Chagas e que se desenvolve no estômago do barbeiro. No ser humano, a doença ataca principalmente o coração, esôfago e intestino.


Ary Ramalho

Decom - PMSG


Nenhum comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.