Artigo de sábado: pelo o advogado Segundo Bernardino


SEGURANÇA PÚBLICA

Atualmente, sem dúvida alguma, a violência e a insegurança são as maiores preocupações de todos os brasileiros. A banalização da violência aliada aos crescentes índices de criminalidade, amedronta cada vez mais a população brasileira. Hoje em dia não é mais possível se viver alicerçado num sentimento de segurança plena.
Cabe ao Estado garantir a segurança de pessoas e bens, garantindo assim o respeito pelas leis e a manutenção da paz e ordem pública. Contudo observa-se a incapacidade do Estado em promover essa segurança que toda população almeja, visto que o policiamento repressivo, feito por ações isoladas das polícias já não são mais suficientes para barrar o crescimento da criminalidade.
Vê-se um desestímulo muito alto entre as corporações policias pelo fato da falta de investimentos tanto estrutural material quanto humano. Cada vez mais o poder público deixa de dar prioridade a segurança pública, causando um sentimento de insegurança e impunidade entre os cidadãos, chegando a extrapolar o limite do suportável e do tolerável.
Bem, faz-se a pergunta, a culpa é de quem? Ora, a questão da segurança pública hoje em dia, deixa de ser apenas um problema do Estado e passa a ser de todos, ou seja, Poder Público, iniciativa privada e cidadãos comuns. Também não é justo atribuir-se somente à Polícia Militar a responsabilidade maior, atribuindo-lhe ineficiência e ineficácia no combate a criminalidade, até porque a violência a cada dia se mostra multifacetada, o que dificulta a atuação da polícia.
O vertiginoso aumento da escalada da violência já atingiu até mesmo as pequenas cidades, vemos hoje em dia cidades que antes eram pacatas e ordeiras, tendo que enfrentar os mesmos problemas das grandes cidades, como assaltos, homicídios, uso e tráfico de drogas, entre outros crimes.
Entretanto ainda não é hora de desespero, ainda podemos confiar na polícia, órgão oficial imbuído de promover a ordem pública, e fazer valer as leis. Sobretudo, devemos confiar naqueles policiais que fazem seu trabalho com amor e dedicação e acima de tudo com respeito aos cidadãos de bem. Um bom policiamento é a base para se garantir a ordem e paz pública em uma comunidade, pois, “Estado desorganizado; crime organizado”.

José Bernardino Júnior
Advogado

Nenhum comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.