Santuário do Cristo Rei, em Itaporanga, será local de observação do eclipse

 Santuário Cristo Rei (Foto: Instagram) 

Moradores região do Vale do Piancó, Sertão paraibano, poderão assistir ao eclipse anular deste sábado (14) diretamente do ponto mais alto acessível da cidade de Itaporanga: o santuário do Cristo Rei.

A coordenação do local convidou a todos para observarem o fenômeno do ano, que está previsto para iniciar às 15h26 na Paraíba. Além de uma vista privilegiada para o evento astronômico, o santuário dispõe de restaurante, lanchonete e sorveteria. 

Os interessados podem ir de carro, por meio da rodovia BR-361, ou a pé, pela escadaria que foi recém-construída.

Confira os horários: 

 Início do eclipse parcial: 15h26

 Início do eclipse total: 16h42

∙ Fim do eclipse total: 16h48

∙ Fim do eclipse parcial: 17h28

Recomendações

Especialistas de astronomia recomendam que as pessoas não olhem diretamente para o sol durante o eclipse, pois a radiação emitida pode causar danos irreversíveis à visão. Também alertaram para itens que não devem ser usados, pois não garantem segurança, como placas de raio-x, filmes fotográficos, celulares e outros artefatos.

Para apreciar o fenômeno de forma segura, é preciso usar óculos especiais ou lentes de soldador número 14 ou superior ( elas podem se encontradas em lojas de materiais de construção).

O que é o eclipse solar anular?

Um eclipse anular do sol acontece quando o sol, a lua e a Terra estão em alinhamento. Assim, a maior parte do disco solar fica coberta, e apenas uma borda com aspecto ígneo aparece. Segundo o site Climatempo, apenas algumas regiões do Norte e Nordeste do Brasil poderão enxergar o fenômeno.

Diamante Online
Tecnologia do Blogger.