Professores anunciam nova paralisação por falta de reajuste salarial em Itaporanga

 


Os professores da rede municipal de ensino de Itaporanga (PB) anunciaram uma nova paralisação em decorrência da falta de piso salarial. A decisão foi tomada durante assembleia do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município de Itaporanga (SINTEMI).

Conforme a associação, a interrupção dos trabalhos acontecerá na próxima terça-feira (21) e será apenas como advertência à gestão, que ainda não encaminhou o projeto de lei do reajuste de 14,95% à Câmara de vereadores.

Em ofício, o sindicato afirmou que a falta de interesse da administração em criar o dispositivo de aumento representa uma afronta ao direito da categoria, visto que já foi definido por Portaria do Ministério da Educação.

— Como é de conhecimento de vossa excelência [prefeito], o piso nacional do magistério é conquista histórica da Educação básica e está devidamente previsto no ordenamento jurídico, desde a Constituição Federal — diz a nota.

A presidente do SINTEMI, Damiana Ferreira Gomes, informou que a paralisação poderá ser interrompida se o gestor Divaldo Dantas resolver encaminhar o projeto à Casa legislativa, atendendo a demanda, mas, se não houver negociação, a suspensão das atividades poderá ser convertida em greve por tempo indeterminado.

Não é a primeira vez que os educadores do município paralisam os trabalhos por falta do reajuste: em fevereiro do ano passado, eles adiaram o início do ano letivo porque Divaldo, na época, não deu o aumento de 33,24% fixado pelo Governo Bolsonaro.

Na ocasião, os docentes saíram às ruas em protesto exigindo o cumprimento da lei, no entanto, tiveram o direito de greve cessado por decisão do desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque.

Depois de várias tentativas, o magistério conseguiu que o Executivo concedesse o reajuste.

Diamante Online
Tecnologia do Blogger.