Paraibano de Coremas tem obra literária anexada na maior biblioteca do mundo



Um paraibano, natural do município de Coremas, possui um livro incorporado na Biblioteca do Congresso Americano, situada em Washington, capital dos Estados Unidos da América. Atualmente a biblioteca recebe o titulo de maior do mundo.

O livro intitulado como: Manual do Coremense. Retrata a história, geografia, religião, política, saúde, educação, justiça, etc, do município de Coremas, Paraíba, situado na Região do Vale do Piancó. O autor é o coremense, Edvaldo Brilhante da Silva Filho (62), médico com especialidade em psiquiatria. O seu livro foi lançado no ano de 2015 e incorporado em 2018 naquela biblioteca.

Conhecido popularmente por Dr. Brilhante, ele falou dos critérios adotados para o livro fazer parte do acervo daquele ambiente cultural e da satisfação de está representando o país no Congresso Americano através da cultura.

“Lá tem livros de todas as línguas faladas no mundo inteiro, inclusive, o nosso Português, acervos para países do continente americano no qual está inserido o querido Brasil. Foi uma grande emoção e uma enorme honra, um livro falando sobre uma cidade pequena do interior do Brasil e da Paraíba, escrito em Português, por um médico, tanto que essa alegria não é somente minha, mas, divido com todo paraibano, em especial, ao meu povo sertanejo”, destacou.

Amante da literatura desde criança, ele cita que o universo da Literatura é fascinante.

“Desde criança que gosto de ler, tanto que, tenho que ler alguma coisa todo dia. O universo da Literatura me fascina muito. Gosto de estar entre os livros. Sempre me chamaram de ‘Rato de Biblioteca’,” comenta.

Veja outras obras de Dr. Brilhante: História da Psiquiatria na Paraíba; Coremas, o seu Lugar na História; Fragmentos Poéticos; Cuidando do Ser Humano I e Cuidando do Ser Humano II.

O médico e escritor fala de onde vem a sua inspiração.

“Adoro ler livros de história, para contribuir positivamente com as futuras gerações de leitores. Registrei a história de minha cidade e da minha especialidade (Psiquiatria)”, disse.

Com um vasto currículo, ele já trabalhou no Hospital Universitário da Universidade Federal da Paraíba (HU-UFPB) e em vários municípios; é sócio titular da Associação Brasileira de Psiquiatria(ABP); trabalha na Prefeitura Municipal de João Pessoa; na Prefeitura de Coremas; médico psiquiatra auditor do Cedmex / João Pessoa; Médico do Cisco, em Sumé; médico psiquiatra na E-Gastro, em João Pessoa; Título de Especialista em Psiquiatria pelo Conselho Regional de Medicina da Paraíba; Título de Especialista em Psiquiatria pelo Conselho Federal de Medicina do Distrito Federal; Título de Especialista pela Associação Brasileira de Psiquiatria, no Rio de Janeiro.

Josley Oliveira – PortalSantaTeresinha.com

Tecnologia do Blogger.