Em Itaporanga, ACS's e ACE's cobram pagamento e acusam prefeito de negligência

Em Itaporanga, ACS's e ACE's cobram pagamento e acusam prefeito de negligência
Uma inquietação atinge os Agentes Comunitários de Saúde (ACS's) e os de Endemias (ACE's) no município de Itaporanga. Eles cobram da prefeitura o pagamento de incentivos à categoria garantidos por lei aprovada em setembro passado pela Câmara Municipal e que até o momento não foi cumprida, apesar do prazo final ser até o dia 31 de dezembro, nem há uma disposição da Secretaria Municipal da Saúde para efetivo cumprimento da determinação.

Mesmo com o prazo final (31/12) para pagamento, o sindicato buscava uma reunião junto à secretaria para negociar a base de cálculos relativo aos incentivos mas não teve sucesso. Uma primeira reunião foi agendada para o dia 28/11, adiada para o dia 3/12, depois reagendada para o dia 04/12, todas sem sucesso por falta de retorno da secretaria. Na sexta-feira (6) a contenda bateu à porta do Gabinete do Prefeito para saber se haverá o cumprimento da determinação.

Os ACS's e ACE's se queixam que a Secretaria da Saúde estaria fazendo pouco caso da situação. "Ficou pra hoje (dia 6) uma reunião com a senhora secretária (Rosália) e desde ontem agente liga, ela sequer atende. Vamos, agora, lá em Fábio (Galdino, secretário-chefe do Gabinete do Prefeito) saber se vai ser cumprido a determinação porque a secretária marcou uma reunião para o dia 28 (novembro) e não aconteceu, depois para os dias 3 e 4 e nada. O dinheiro já estão em caixa, por quê não paga a gente?", questionam.
Eles acreditam que a gestão municipal não conseguirá pagar nesse mês tudo ao mesmo tempo quanto aos benefícios e incentivos, que são: o retroativo de 2018 em acumulo, o 13º e o benefício Pmaq (Programa de Acesso e Qualidade da Atenção Básica).




Fonte: RP

Tecnologia do Blogger.