Itaporanga se mobiliza pra receber Caravana da Rede Cuidar que atenderá crianças, gestantes e neonatos

A Caravana da Rede Cuidar 2019 vai passar pelo município de Itaporanga no próximo dia 10, quando serão atendidas até 100 novas crianças. 97 crianças já são acompanhadas no Hospital Distrital Dr. José Gomes da Silva e esse acompanhamento é realizado toda terceira sexta-feira de cada mês pela pediatra Drª Emmanuelle e a plantonista da Rede Cuidar, via Telemedicina. 
O principal objetivo da Caravana é realizar a busca ativa de crianças com cardiopatias; qualificar a assistência hospitalar à gestante de risco e ao neonato de risco. Para isso, os profissionais e voluntários percorrerão 13 municípios paraibanos, no período de 8 a 20 de julho. O evento é promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES). A equipe de especialistas que está envolvida nas várias linhas de cuidados é formada por cardiologistas pediátricos, neonatologistas, obstetras, enfermeiros, odontólogos, assistentes sociais, entre outros.
Este ano, o Hemocentro da Paraíba vai integrar a Caravana da Rede Cuidar. Nesta primeira participação da instituição, o principal objetivo é sensibilizar a população para a importância da doação de sangue e do cadastro de medula óssea. Haverá, ainda, o encaminhamento de doadores para os Hemonúcleos, inclusive o Hemonúcleo de Itaporanga.

Serão oferecidas consultas cardiológicas; de enfermagem pediátrica; atendimento de nutrição, serviço social, saúde bucal; eletrocardiograma e ecocardiograma. Há ainda a parte lúdica, desenvolvida por uma equipe da arte-educação que recepcionará todas as pessoas que chegarem para receberem atendimento na Caravana junto aos seus familiares.

A Diretora Geral do Hospital de Itaporanga, Iara Maysa Gonçalves de Brito ressalta a importância da ação e destaca que a Unidade está se mobilizando para dar o apoio necessário à realização do evento em Itaporanga. A equipe do H.D.I foi organizada tanto para participar dos treinamentos como para o trabalho voluntário. "Toda a logística para acolher os 60 integrantes está sendo assegurada com o apoio dos hospitais de Piancó e Coremas, além do aporte dos municípios do Vale do Piancó (Itaporanga, Piancó, Boa Ventura, Pedra Branca, Curral Velho, Serra Grande, São José de Caiana, Ibiara, Santa Inês, Santana de Mangueira, Aguiar, Igaracy, Santana dos Garrotes, Coremas, Nova Olinda, Olho D'água, Conceição e Diamante)", disse diretora Iara Maysa ao reafirma a relevância desse projeto e seus benefícios para toda a população. 

A Caravana terá início neste domingo (dia 7), às 13h, com a recepção dos profissionais e voluntários, no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita, de onde seguirão para a cidade de Monteiro, que vai sediar no dia 8 o primeiro dia da ação. Além de Monteiro, a Rede Cuidar percorrerá os municípios de Princesa Isabel (09); Itaporanga (10); Cajazeiras (11); Sousa (12); Catolé do Rocha (13); Pombal (14); Patos (15); Esperança (16); Picuí (17); Guarabira (18); Mamanguape (19) e Itabaiana (20). As ações acontecem das 8h às 17h.

Secom-PB
Tecnologia do Blogger.