Grandes quantidades de Crateras na parede do Açude Queimadas, em Santana dos Garrotes assustam população e vereadores solicitam Audiência com órgãos responsáveis


O jornalista Ary Ramalho do Blog (www.ARYRAMALHO.com) teve acesso a imagens e vídeos que mostram várias crateras apresentadas ao longo da parede do açude Queimadas, no município de Santana dos Garrotes, na região do Vale do Piancó, após várias chuvas caídas nos últimos dias na região.

Na sessão deste sábado (23), os vereadores solicitaram ao presidente que marque uma Audiência Pública com os órgãos responsáveis para debater esse assunto que está deixando a população amedrontada.



É possível perceber rachaduras enormes na parede, o que causam de certa forma preocupações a população do Município de Santana dos Garrotes que mora abaixo do manancial, e até a população da cidade.

O açude é de responsabilidade do governo do estado, e o órgão é a AESA – Agência Executiva de Gestão das Águas.

O açude Queimadas é o maior reservatório do município e abastece toda a população de Santana dos Garrotes. Esse açude, que foi construído pelo o Projeto Canaã, tem grande importância na vida das pessoas da região.

Com o baixo volume de água, hoje é possível ver a parede completa com muitas rachaduras ao longo de sua extensão, sem contar o mato e o lixo associados. As grades da saída do Rio Turbina estão todas danificadas.

O açude Queimadas tem capacidade hídrica para 15.625.338 (m³). No momento, o manancial está apenas com 6.522.801 (m³) de sua capacidade, o que representa 41,75%, segundo dados da AESA do último dia 21 de fevereiro.

Veja vídeos:









Por Ary Ramalho

Tecnologia do Blogger.