Vereador Neto Pinto comemora aprovação da lei que cria o “Dia do Autista”, em Santana dos Garrotes

O vereador Neto Pinto (DEM) comemorou a aprovação do projeto de lei que cria o Dia Municipal do Autismo em Santana dos Garrotes, a ser comemorado no dia 2 de abril. 

Essa iniciativa visa promover, durante a referida data, campanhas publicitárias, seminários e palestras sobre a síndrome, bem como eventos educacionais, culturais e de lazer para sensibilizar e mobilizar a população sobre a seriedade do tema.


De acordo com o Projeto, a semana será instituída no Calendário Oficial do Município, quando também é comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.
“O Dia do Autismo é comemorado mundialmente nessa data e nada mais justo que também exista no calendário popular do município. Pois, é de suma importância a conscientização, por oferecer possibilidade de a pessoa autista receber estímulos e intervenções adequadas, melhorando o seu desenvolvimento e, consequentemente, sua qualidade de vida e de seus familiares”, explicou Neto.

Segundo Neto Pinto, não há quantidade significativa de profissionais formados em ciências neurológicas na rede pública de saúde e existem poucos especialistas em transtornos mentais no Brasil, dificultando o entendimento dos familiares de pessoas portadoras de autismo em todo país. “Até os primeiros três anos, os sinais servem de alerta aos pais. E quanto mais rápido se iniciar o tratamento, mais eficaz será o desenvolvimento das crianças”, afirmou.

“Resolvi criar a data para que a sociedade e a administração pública possam debater o tema, dialogar com as famílias que possuem pessoas autistas no município e assim criar possibilidade de inclusão dessa parcela da sociedade, juntos as autoridades responsáveis pela saúde de Santana dos Garrotes”, concluiu Neto Pinto.

Ainda segundo Neto Pinto, essa síndrome vem crescendo a cada dia e muitos não sabem ou não conhecem as dificuldades e necessidades da área. “Vamos diminuir o preconceito e ofereceremos uma melhor qualidade de vida”, completou o parlamentar.


(AR) - Ascom do Vereador
Tecnologia do Blogger.