Jovens da Paróquia de Nova Olinda realizam 4º encontro da CF

As reflexões sobre a Campanha da Fraternidade 2015 seguem firmes na Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, na cidade de Nova Olinda – PB, onde a Pastoral da Juventude realizou o 4º encontro ‘Jovens na Campanha da Fraternidade’ neste Sábado (18) às 18 horas na Comunidade Canto.

Com o tema ‘A Sociedade que queremos – O papel do jovem como construtor de uma nova sociedade’ todos puderam refletir sobre o protagonismo jovem, onde a cada dia somos chamados a mantemos uma atuação missionária junto à sociedade e não sendo meros espectadores.





Denildo esteve como dirigente do encontro e refletiu palavras do Papa Francisco que compara nossa vida a um jogo de futebol e assim ele nos chamava a jogarmos no ataque, ou seja, buscar avançar sempre mais em nossas ações na comunidade.

Lázaro comentou a Leitura do Livro de Jeremias 1, 4 – 10 e mostrava que não devemos ter medo, pois Deus nos chama e mostra que somos capazes. Lázaro explicitou que Jeremias se achava jovem e assim incapaz, mas Deus mostrou que ele tinha capacidade de ir à missão. Disse ainda que cada um passa pelas diversas fases da vida e assim demonstrou que Jeremias achava que ainda não era o seu momento. Assim como a Jeremias foi dada a responsabilidade de anunciar às nações, Lázaro dizia que todos nós também temos a mesma responsabilidade no compromisso de irmos aos locais onde se configuram como as nações, nossas comunidades.

Zé Filho dirigiu a seção ‘Trocando idéias’ onde questionava sobre como o jovem pode ser atuante na Igreja e na sociedade e mostrava que todos que compomos a Igreja também compomos a sociedade e assim devemos ter uma participação cidadã de testemunho da mensagem cristã. Comentou sobre a importância do trabalho do Conselho de Juventude e da reflexão do Estatuto da Juventude e de acordo com a realidade local mostrou que a exemplo da cidade a formação dos Conselhos paritários (Saúde, Educação etc) tem em sua composição membros representantes da Igreja (Segmento Social) para que assim possam levar os seus princípios nas decisões ali tomadas. Zé Filho mostrava assim que sempre mais devemos nos engajar nas ações de relevância para o bem comum, seja no grêmios estudantis, nos Conselhos e nas diversas outras formas de atuação.

Ao final os membros da Comunidade Canto ofereceram um lanche a todos. Os encontros já foram realizados em mais três comunidades e prosseguirão pelas demais.
PASCOM Paroquial
Tecnologia do Blogger.