Vereadores de Santana dos Garrotes participam de Encontro do Interlegis na cidade de Patos



O presidente da Câmara Municipal de Santana dos Garrotes, Rênio Macedo(PMDB) juntamente com os vereadores Neto Pinto(DEM) e Dida Oliveira(PT) participaram nesta sexta-feira(28) do encerramento do curso da oficina do Interlegis na cidade de Patos a convite da presidente da Câmara Municipal, Nadir Rodriguês. 

O encontro foi composto por palestras e oficinas relacionadas ao funcionamento das Casas Legislativas, além de debates e reflexões sobre o papel dessas instituições no sistema democrático brasileiro. No encontro, especialistas trataram de questões como orçamento, indicadores de desempenho das Casas, o relacionamento do Legislativo com o Judiciário e os valores morais da política.


O presidente da Câmara de Santana dos Garrotes, vereador Rênio destacou que as Câmaras Municipais, principalmente as do interior, têm dificuldade em manter os seus portais de transparência porque o orçamento recebido não cobre as despesas gastas com a manutenção.

“Muitas vezes o orçamento é insuficiente. Já temos nosso portal pronto, em pleno funcionamento e com técnicos aptos para fazer a manutenção constante”, disse Rênio.

O Interlegis é um programa do Senado Federal que desenvolve ações focadas nas áreas de Tecnologia da Informação, Comunicação, Educação e Informação. 

O Portal Modelo é um dos produtos elaborados pelo Interlegis e é disponibilizado por meio de um software livre, sem nenhum custo para a instituição interessada. 

O evento teve como objetivo o debate da modernização do Poder Legislativo, destacando as ações de transparência. As Câmaras Municipais saíram da oficina com seus portais de transparência prontos e com servidores aptos a mantê-los em funcionamento.

(AR) - Ascom

Tecnologia do Blogger.