Fogo atinge propriedades rurais em Itaporanga e causa grave dano ambiental

Um incêndio de grandes proporções está consumindo, desde a tarde desta terça-feira, 30, duas propriedades localizadas no sítio Logradouro, município de Itaporanga. 

Uma das terras incendiadas é da família de Esperidião e a estimativa inicial é que o fogo já consumiu cerca de 40 hectares de mata, metade desse espaço formado por vegetação nativa e que seria transformado em uma área de preservação ambiental.


Mas o que a natureza levou milhares de anos para construir, a imprudência humana destruiu em poucas horas. Árvores centenárias foram destruídas e vários animais silvestres também foram mortos durante o incêndio. Mais do que o prejuízo financeiro provocado pelo fogo, foi o grave dano ambiental: com a morte da vegetação nativa, vários exemplares de espécies que dependiam desse ecossistema igualmente vão desaparecer. A devastação da mata também afeta o clima, os animais domésticos e a vida humana, que se torna mais difícil sem sombra e umidade.

A outra propriedade atingida pelo fogo é da comerciante Odete Pereira, que também está muito revoltada, principalmente pela provável causa do incêndio. Testemunhas afirmam que o fogo pode ter surgido por imprudência de trabalhadores que prestam serviço ao Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) durante o desmatamento das margens da BR-361, entre Itaporanga e Piancó. A informação é que esses servidores costumam utilizar fogo para limpar as margens da rodovia, o que pode explicar a origem do incêndio. Uma queixa já foi prestada na delegacia de Itaporanga, que deverá apurar o fato e indiciar os responsáveis.

“Isso é uma irresponsabilidade do Dnit, que também será responsabilizado por esse crime ambiental”, disse o engenheiro Ariosvado Ferreira, que é um dos proprietários prejudicados. Assim que o fogo foi iniciado, homens tentaram conter as chamas, mas foi em vão: o clima árido, a vegetação seca e o vento contribuíram para espalhar rapidamente as chamas, que continuam incontroláveis e podem atingir outras propriedades. Fotos: incêndio começou à tarde e entrou pela noite. 


folhadovali.com.br
Tecnologia do Blogger.