ARTIGO: Agenda positiva: Por Geraldo Pinto

Congresso Nacional aprovou na última quinta-feira (11) projeto de resolução que altera as regras de tramitação dos vetos presidenciais e decidiu deixar nas "gavetas" 1700 vetos antigos, entre eles dispositivos barrados do Código Florestal, Lei dos Portos e o veto ao fim do fator previdenciário, esse último é exatamente o malvado que achatou e continua achatando os proventos dos aposentados como se esses tivessem pedindo esmola a Previdência, não é o caso eles contribuíram para ter esse direito.

Pelo texto, vetos feitos a partir de 1º de julho trancarão a pauta do Congresso 30 dias após serem protocolados. Com isso, vetos feitos neste mês pela presidente Dilma Rousseff, , serão analisados em agosto.


Outros 1700 vetos antigos pendentes de análise no plenário ficarão suspensos. Esses vetos entrarão na pauta conforme decisão do presidente do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-RN), e poderão virar instrumento para pressionar o Executivo.

Diante, desse engavetamento o líder do (PMDB-RJ) na Câmara, Eduardo Cunha, disse  “Esses vetos não morreram, não. Estão na CTI. Podem ganhar balão de oxigênio e sobreviverem.

O projeto de resolução aprovado pelo Congresso também determina que os vetos sejam analisados por uma comissão mista, formada por deputados e senadores, que deve apresentar um parecer em 30 dias. Se o colegiado não formular relatório neste prazo, os dispositivos seguem para análise diretamente no plenário.
Até hoje o Congresso interpretava que os vetos só passavam a trancar a pauta do plenário a partir da leitura pelo presidente do Congresso. Muitas vezes, o presidente não lia os vetos para evitar o trancamento.

De acordo com o vice-presidente do Congresso, senador Romero Jucá (PMDB-RR), os parlamentares se reunirão sempre na terceira semana de cada mês para votar os vetos.

“Toda terceira terça-feira do mês teremos uma sessão que vai votar vetos. Se por acaso ocorrer um acidente e essa sessão não ocorrer, ela ocorrerá na terça-feira seguinte”, disse.

Indagado sobre o que acontecerá com os cerca 1700 vetos antigos, Jucá disse: “O passado ficará no passado. Parlamentares do Congresso Nacional, parece que não entendeu bem o recado do povo nas ruas, certamente irão entender nas  urnas no próximo ano,manifestantes foram as ruas pra pedir mudanças tal como: Jornada de trabalho de 44 horas para 40 horas e reajustes para aposentados. Revogação da reforma previdenciária. "A reforma previdenciária é fruto da PEC 42, que foi votada no Congresso a pedido do FMI e modificou a aposentadoria do servidor público e taxou o servidor público aposentado a pagar previdência social. Essa PEC foi votada sob pressão do Executivo no momento em que muitos votaram sob o manto dos mensaleiros. Revogou o que estava na constituição e adotou novos critérios.

FATOR PREVIDENCIÁRIO

O ex-presidente Lula vetou o fim do fator previdenciário em junho de 2010. O dispositivo funciona como redutor no cálculo do valor do benefício para desestimular as aposentadorias precoces


Jornalista: Geraldo Pinto
Tecnologia do Blogger.