Pecuaristas do Vale do Piancó devem vacinar seu rebanho bovino contra a aftosa até o final deste mês


Os criadores da região devem ficar atentos para duas datas importantes relacionadas à campanha de vacinação contra a febre aftosa, nesta etapa inicial de imunização. A primeira, no dia 31 deste mês, se refere ao término da campanha, motivo pelo qual os pecuaristas precisam correr contra o tempo para vacinar o gado bovino.

Já a segunda data é 10 de junho, último prazo para os pecuaristas regionais se dirigirem à Emater para notificarem a vacinação dos animais. Em Itaporanga, a agência do órgão estadual se localiza na Avenida Getúlio Vargas, no centro da cidade.

De acordo com a Secretaria Estadual do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (SEDAP), “Os criadores que não vacinarem ou não apresentarem a notificação no tempo previsto estão sujeitos a punições como multas, e ainda ficarão impossibilitados de transportar e comercializar os animais, uma vez que não terão direito ao GTA (Guia de Trânsito Animal), além da exclusão dos programas do governo”.

O criador regional também deve tomar cuidado com a farmácia veterinária onde vai comprar a vacina, visto que somente os estabelecimentos farmacêuticos cadastrados na Defesa Agropecuária (DA) estão aptos a vender o produto. Mas, as farmácias inaptas podem procurar a DA e regularizar a situação.

Após o final da campanha, a SDAP informa que promoverá um levantamento geral para atualizar os dados sobre os rebanhos na Paraíba, a partir do número de animais vacinados.

A meta é vacinar 100% do rebanho paraibano, o que será importante para o estado ganhar mais força na busca pela classificação na zona livre da febre aftosa com vacinação, cujo pleito já foi feito ao Governo Federal.

Segunda Campanha de Vacinação – Conforme a SDAP, a campanha contra a aftosa começou no último dia 4, e a segunda etapa já está prevista para ter início no mês de novembro. “A vacinação é feita a partir de animais recém-nascidos e até os mais velhos”, afirma. A dosagem é de 5 ml e custa em média R$ 1,50 nos postos de venda.

A campanha contra a febre aftosa é destinada também à imunização dos bubalinos, que é uma espécie de búfalos.

Rebanho reduzido – O rebanho bovino do Vale sofreu uma redução significante após a seca deste ano e do anos passado, que dizimou cerca de 50% do gado do Vale. Mas os criadores devem ter a preocupação de vacinar os animais que resistiram à forte estiagem.

Sobre a febre aftosa – É uma doença viral altamente contagiosa que acomete animais biungulados (que possuem dois dedos). Os mais afetados são bovinos, bubalinos e suínos. A doença ataca a mucosa e os cascos dos animais.

Por ser uma zoonose (doença que é transmitida do animal para o homem), segundo os médicos, a doença afeta principalmente crianças cujo sistema imunológico não está totalmente desenvolvido. A transmissão acontece por contato direto com animais doentes, ou com material infeccioso de animais infectados (baba, feridas de pele), e manuseio ou ingestão de leite cru e derivados. A contaminação humana devido à ingestão de carnes e produtos cárneos não foi comprovada, mas não foi descartada. 


www.folhadovali.com.br
Tecnologia do Blogger.