Apesar da grande seca, agricultores já colhem a primeira safra de arroz vermelho em Diamante no Vale do Piancó

Apesar da grande seca vivida nos últimos anos no Nordeste brasileiro, “a esperança e a última que morre” assim tomam como base os agricultores de todo o território sertanejo.

Na última década, a agricultura familiar só diminuiu isto pela falta de chuvas e pela migração de agricultores que saem do Nordeste para trabalhar na produção de cana de açúcar no sul do país.


No município de Diamante, precisamente no sítio de Luiz Morato, cerca de 2km distante da cidade, agricultores colheram recentemente cerca de vinte quartas de arroz vermelho, que corresponde a 120 kg do produto in-natura. A colheita representa uma grande vitória já que há muito tempo não se ver a produção artesanal deste produto na região.

Para o agricultor José Luiz da Silva, que ajudou a bater o arroz, é uma imensa satisfação colher o arroz de forma voluntária, ele disse que a equipe começa logo ao raiar do dia malhando todo o arroz em um local forrado com uma lona e um cavalete feito de madeira, para que nenhum grão seja desperdiçado, e que o pagamento pelo serviço é sempre feito com o mesmo produto, que se chama “um cozinhado”.

Após batido, o arroz colhido é despolpado ou soprado, mas que para Raimundo Morato não é comercializado já que a colheita é totalmente para o sustento da família.


DiamanteOnline
Tecnologia do Blogger.