DEU NO BLOG DO HUGO: População de Igaracy no Vale do Piancó pode está consumindo água poluída


O açude Cochos é o reservatório que distribui a água que abastece a população de Igaracy, no Vale do Piancó. A água é distribuída pela Gagepa e serve tanto para o consumo da população, quanto para diversos fins. 

Há quase dois anos, o açude não toma água suficiente para sangrar e durante esse tempo, ás águas recebem vários tipos de sujeira, como esgotos e animais que defecam em suas margens, isso pode está tornando as águas do reservatório imprópria para o consumo.

Um fato alarmante vem acontecendo nos últimos dias, por conta da seca alguns agricultores e criadores soltam seus animais para pastar e beber água as margens do açude. Até aí tudo bem, mais qual será o tipo de ração que esses animais estão consumindo? Certamente ao pastar e beber água as margens do reservatório de água que abastece a cidade, esses animais podem defecar e urinar produtos químicos que venham a gerar doenças à população, como por exemplo o câncer ou gripe aviária, que facilmente pode ser gerado pelas fezes de uma ração chamada “cama de galinha”, que é simplesmente as fezes de galinhas de granja sendo dada aos animais para comer.

Segundo a AESA – PB (Agência Executiva de Gestão de Águas do estado da Paraíba) o volume do açude no dia 15/10 era de apenas 39% da capacidade total, isso aumenta ainda mais o risco de contaminação do reservatório.

É preciso fiscalização do Poder Público, qualquer cidadão pode denunciar possíveis cenas como esta na Vigilância Sanitária do Município ou na Defesa Agropecuária do estado.
É sempre melhor prevenir que remediar. Nos últimos anos vários casos de Câncer surgiram no município de Igaracy, isso pode está ligado à água que a população consome.

O blog flagrou quase cinquenta animais consumindo ração ao lado do açude, vejam: 



 hugoigaracy
Tecnologia do Blogger.