Polícia Civil do Vale quer permanência do delegado regional

O manifesto em apoio à permanência do delegado também está sendo assinado por vários segmentos da sociedade de Itaporanga e região...

Delegados, agentes de investigação e demais servidores da Polícia Civil regional querem a permanência do dr. Steferson Nogueira à frente da Delegacia Regional no novo governo. Para isso, redigiram um manifesto e rubricaram um abaixo-assinado. Mas há outras frentes de luta: eles pretendem fazer uma reunião com o prefeito de Itaporanga, Djaci Brasileiro, que é ligado politicamente a Ricardo Coutinho, que assume o governo estadual a partir de 1º de janeiro, para cobrar do gestor municipal que o delegado seja mantido no cargo.

O manifesto em apoio à permanência do delegado também está sendo assinado por vários segmentos da sociedade de Itaporanga e região, a exemplo de advogados, comerciantes, trabalhadores, estudantes, imprensa e professores.

Dr. Steferson, inclusive, recebeu, em outubro passado, Votos de Aplausos do legislativo local. Uma justa homenagem da Câmara Municipal de Itaporanga a um homem que mudou, literalmente e para melhor, a cara e a atitude da Polícia Civil do Vale em apenas oito meses de trabalho.

O dr. Steferson Nogueira (foto) assumiu a 6ª Delegacia Regional em maio deste ano e a transformou: o prédio que abriga a Polícia Civil e a delegacia de Itaporanga foram totalmente reformados e hoje nem parece os escombros de alguns meses atrás.

A delegacia regional e local ganharam ar-condicionado, pintura, teto e piso novos e modernos, além de mobília e computadores. Mas não só foi a cara da polícia que mudou.

O delegado regional conseguiu para o Vale mais viaturas, armamento e duplicou o número de delegados (são atualmente oito) e aumentou o número de agentes de investigação, além de ter dado encaminhamento às dezenas de inquéritos atrasados.

Uma outra aquisição importante para o Vale foi um carro do IPC (Instituto de Polícia Científica) para o transporte de corpos. Antes a região dependia de Patos e a demora na retirada de cadáveres acarretava grandes constrangimentos para as famílias e para a sociedade como um todo.

Em reconhecimento a todo esse trabalho, o vereador Herculano Pereira propôs e a Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, Votos de Aplausos ao dr. Steferson Nogueira, em sessão do dia 16 de outubro.

Vejam, na íntegra, o manifesto dos servidores da Policia Civil regional em apoio à permanência do delegado regional:

Os servidores públicos do quadro de Polícia Civil que abaixo assinam tal manifesto, proclamam-se totalmente favoráveis e solicitam que seja acatado o pedido postado firmando pela permanência do atual Delegado Regional de Polícia Civil de Itaporanga, Dr. Steferson Gomes Nogueira Vieira pelos motivos que seguem:

Nos últimos anos a sociedade de Itaporanga presenciou a decadência estrutural da Polícia Civil local. Prédio totalmente insalubre, falta total de estrutura física e humana, desvalorização dos servidores públicos componentes do quadro efetivo da Polícia Civil, inserção de pessoas alheias aos quadros de servidores efetivos que causaram a total banalização do trabalho policial.

Nesse âmbito de total adversidade, várias foram as máculas impostas para a sociedade. Fatores concernentes à corrupção no interior da Delegacia Regional de Itaporanga que proporcionaram prisões de pessoas que figuravam naquele âmbito de trabalho bem como abertura de procedimentos cíveis e criminais concernentes à situação extrema de calamidade que se encontrava a Delegacia Regional e todas as Delegacias vinculadas.

Notava-se o acúmulo de procedimentos policiais sem a existência de investigações, cresceu de forma alarmante o tráfico de drogas na região, enquanto a Polícia Civil estagnava em sua estrutura até então débil. Faltavam armas, viaturas, coletes, munições etc.

Em maio do corrente ano houve uma mudança de gestão com o intuito de prover uma renovação na Polícia Civil de Itaporanga. Houve a nomeação do Dr. Steferson Nogueira para ocupar o cargo de Delegado Regional de Itaporanga. Com a renovação vieram as mudanças.

O senso de gestão do jovem Delegado Regional surpreendeu a todos. Dificuldades até então impossíveis de serrem sanadas pela gestão passada foram de pronto enfrentadas. Imediatamente dobrou-se o número de Delegados na Região abarcada pela 6º Delegacia Regional. Policiais civis passaram a ser valorizados com a entrega de pistolas em substituição às armas sucateadas que até então eram utilizadas. Novos coletes foram destinados aos policiais; a reserva de munições foi renovada; novas viaturas destinadas ao trabalho policial. E o mais importante: houve a reforma total do prédio da Delegacia Regional, transformando um ambiente insalubre, indigno e vergonhoso em um ambiente digno e humanizado. Tudo em poucos meses de trabalho, o que demonstra um total compromisso do Delegado Regional com seus subordinados e com a sociedade.

A partir da humanização do ambiente de trabalho, da política de valorização do servidor, o trabalho passou a fluir de maneira eficaz. Várias operações policiais foram desencadeadas. O combate ao tráfico de drogas passou a ser realizado de maneira veemente com a prisão de traficantes e apreensão de uma grande quantidade de drogas além de dinheiro do tráfico, desarticulando os traficantes em suas finanças.

O atendimento ao público passou a ser firmado de maneira mais eficaz, transformando a Polícia Civil de Itaporanga em Polícia cidadã. Os reflexos das mudanças são claros e notórios no seio da sociedade que elogia o trabalho do Delegado Regional Dr. Steferson Nogueira.

Fora instituído mutirão entre Delegados como forma de regularizar os procedimentos policiais acumulados e sem diligências requeridas amontoados pela anterior gestão, o que evidenciou um total dinamismo na cadeia da persecução penal.

O reconhecimento de seu trabalho não se restringe apenas aos funcionários, mas a sociedade compreende a capacidade do gestor exsurgindo votos de aplausos em favor do Dr. Steferson Nogueira na Câmara Municipal de Itaporanga, entidade que reflete a opinião dos cidadãos itaporanguenses.

Há projetos de integração entre sociedade e Polícia Civil, que são essenciais como forma de combate ao crime em sua totalidade.

O trabalho exemplar e ímpar firmado pelo jovem Delegado Regional não pode ser ceifado em poucos meses quando a sociedade está aprovando a maneira de trabalho firmada pela renovada Polícia Civil de Itaporanga. Sua atuação deve ser continuada, como forma de preservar os princípios constitucionais da eficiência, moralidade e legalidade administrativas, preceitos em que se pauta o trabalho do Dr. Steferson Nogueira. É necessária a continuidade de mudanças benéficas que foram introduzidas pelo atual gestor da Polícia Civil local. As novas ideias de gestão integrada (polícia – sociedade) em que se pauta o serviço de nossa atual Polícia Civil devem obter livre seguimento. Esse é o desejo dos servidores públicos da Polícia Civil de Itaporanga que subscrevem o presente abaixo assinado. Itaporanga, 07 de dezembro de 2010.

Folha do vali

Nenhum comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.