Empresa mineira verifica condições de exploração de petróleo em Sousa

Uma empresa de Minas Gerais está interessada na realização de estudos sobre a viabilidade da exploração de petróleo nas Várzeas de Sousa, mais precisamente na comunidade rural de “Lagoa do Forno”. A empresa Corwan Petróleo e Gás SP, de Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais, contratou a Consultoria PR2 Ambiental, do Rio de Janeiro, para realizar todo o processo burocrático visando a realização de estudos técnicos na área.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Sousa, José Caetano de Lima, disse que a empresa mineira solicitou, no mês de outubro, autorização do município para que pesquisas fossem realizadas no solo de Sousa.

“Foi solicitada, através de uma consultoria ambiental que presta serviço à Cowan Petróleo, uma autorização para realizar pesquisas no solo de Sousa e era necessária uma autorização da Secretaria de Meio Ambiente. Em outubro, nós oficializamos e foi dada autorização de uso e ocupação do solo por essa empresa”, disse o secretário.

José Caetano ainda afirmou que o passo seguinte para a realização dos estudos técnicos sobre a viabilidade de petróleo nas Várzeas de Sousa será conseguir, junto à Superintendência de Meio Ambiente do Estado, uma licença ambiental para as atividades. “Essa autorização começa no município e depois vem a Sudema, que fará levantamento para viabilizar o licenciamento ambiental, dando direito à operação que será realizada pela empresa”.

O secretário revelou que o setor de meio ambiente da prefeitura recebeu da empresa mineira um documento sobre o projeto Várzeas de Sousa e uma equipe técnica deverá ser instalada na cidade para coordenar os serviços.

"Eles fizeram um histórico com mais de duzentas páginas das Várzeas de Sousa, com fotos e outros estudos. Esse levantamento foi feito pela consultoria e em seguida se instalará a empresa que executará o trabalho. Eles irão enviar a Sousa os técnicos da área ambiental, na área de engenharia, e biólogos", disse.

Caetano informou que a Cowan Petróleo e Gás, de Belo Horizonte, pretende verificar o potencial existente na região. “A empresa está com o objetivo de analisar o potencial da área. Está comprovado que existe petróleo. Se existe uma empresa, que contrata um consultoria do Rio de Janeiro, pede autorização à prefeitura, depois à Sudema, isso é sinal que essa empresa vê com bons olhos a quantidade de petróleo no nosso município”.

George Wagner

Nenhum comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.