Conceição: segundo maior número de votos e uma lamentável realidade

Conceição é o segundo maior colégio eleitoral do Vale: são 13.370 eleitores aptos ao exercício do voto neste três de outubro.

Os conceiçoenses depositarão nas urnas, mais uma vez, a esperança de terem seus problemas resolvidos, e eles são muitos. Algumas das questões mais urgentes estão relacionadas a saneamento básico: metade das ruas de Conceição não tem calçamento nem esgoto canalizado.

Na última sessão da Câmara, segunda-feira, 13, o vereador Raimundo Araújo abordou essa temática: ele criticou o atual governo estadual e municipal pela suspensão das obras de calçamento de ruas da cidade. O projeto era da gestão anterior (Cássio Cunha Lima) e previa a pavimentação de 16 ruas, mas somente duas foram calçadas. Isso porque quando Maranhão assumiu o governo, em fevereiro de 2009, suspendeu os serviços com o aval da prefeita Vani Braga, partidária do governador. “Esse povo nem faz nem deixa os outros fazerem”, bradou o parlamentar mirim na tribuna da Câmara.

Mas os problemas sanitários não são os únicos de Conceição: o município não tem escola profissionalizante nem ensino superior, apesar de já ter tido um filho governador, Wilson Braga, atual deputado federal. A própria prefeita, Vani, ocupou por muito tempo uma cadeira na Assembleia Legislativa, uma atuação pouco produtiva para o município.

O único hospital da cidade não funciona bem por falta de estrutura e médicos. A moradia é outro problema grave: no mês passado, por exemplo, centenas de famílias locais sem teto invadiram áreas públicas no município em busca de um abrigo. Ameaçadas de prisão, muitas dessas pessoas desistiram das ocupações irregulares.

www.folhadovali.com.br

Nenhum comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.