LEVANDO VANTAGEM com o jornalista Claudio Moyses


O estadista florentino Nicoló Dei Mchiavelli (1469-1527) é o verdadeiro autor da LEI de Gerson. É dele frase “As necessidades pessoais devem prevalecer sobre a moralidade”. Nunca um conselho foi tão criticado e tão acatado ao mesmo tempo. Não! Desta vez não estamos nos dirigindo aos políticos do Brasil somente. Falamos para todas as pessoas que de maneira consciente tentam levar vantagens sobre próximo. Estão incluídos nesta categoria os empresários, os funcionários e os pastores evangélicos etc , que tenta “passa a perna” nos patrões, os “amigos” que se aproveitam da confiança dos outros etc.Antes da hipocrisia ao criticarmos o eleitor desinformado, devemos exercitar uma auto-análise para refletirmos o quanto praticamos a LEI da Vantagem sobre o semelhante.


Nessa reflexão não vale o vício eufêmico de diminuir a gravidade a ação. Desde a mais leve vantagem que tiramos até o mais grosso escândalo, desconsiderando os matizes, cometemos a mesma falta. AH! Mas a lei da Vantagem tem seus defensores. É ela que nos impulsiona para o crescimento pessoal e que nos força a buscar a melhora coletiva de categorias e classes. Isso também está correto, o problema é que resumimos o efeito da maneira sempre mais leve do que realmente é.


Não estamos promovendo nenhum filantropismo hipócrita. Somente alertamos para a prática desenfreada dessa cultura negativa que parece aflorar com muito maior intensidade na época eleitoral. Antes de buscarmos os exemplos que justificam a prática da vantagem sobre os outros busquemos uma breve comparação com outros exemplos de nobreza maior quando os resultados aparecem devido ao desempenho de uma equipe. Muitas empresas estão passando por dificuldades por não conseguirem administrar esse comportamento.


Jornalista Claudio Moyses
Birigui - SP

Nenhum comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.