IBOPE: Cássio tem 45%, Efraim Morais 22%, Vitalzinho 21% e Wilson Santiago, 17%

Há praticamente dois meses para as eleições, a TV Cabo Branco divulgou no JPB 1ª edição, deste sábado, 31, os números da segunda pesquisa IBOPE para a disputa ao Senado.

O candidato Cássio Cunha Lima (PSDB) manteve a preferência junto ao eleitorado paraibano com 45%, 23 pontos a mais que o segundo colocado, o candidato à reeleição Efraim Morais (DEM) que obteve 22%. Em terceiro lugar, apareceu Vitalzinho, com 21%. Wilson Santiago (PMDB) pontuou com 17.

Em quinto lugar, ficou o candidato pelo PCB, Vital Farias, com 4% das intenções de voto, seguido de Maria das Dores (PCO) com 2%, Marcos Dias (PSOL) com 1% e Edgard Malagodi (PSOL) que também ficou com 1%.

Dos eleitores entrevistados pelo IBOPE, 35% ainda não sabem em quem votar para senador, 26% só citaram apenas um candidato. Este mesmo percentual (26%) se repete para votos brancos ou nulos.

A pesquisa IBOPE foi realizada entre os dias 27 e 29 de julho e ouviu 1008 eleitores em todas as regiões do Estado. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos e seu grau de confiança é de 95%.

Em relação à pesquisa anterior, Cássio Cunha Lima manteve o mesmo percentual, 45% das intenções de voto. O senador Efraim Morais cresceu 2% saindo de 20 pontos para 22. Quem também cresceu 2 pontos foi Vital Farias que saiu de 2% para 4%.

Os candidatos da situação apresentaram os maiores crescimentos em relação à pesquisa passada. Vitalzinho, que em maio tinha 14%, agora aparece com 21%, registrando um aumento de sete pontos. Já, Wilson Santiago saiu de 8% para 17%, subindo nove pontos, sendo portanto, o candidato com maior crescimento junto ao eleitorado, segundo o IBOPE.

Outro dado interessante em relação à pesquisa anterior, diz respeito ao aumento de eleitores indecisos, que aumentou 8%, saindo de 27 pontos para 35. Os votos brancos ou nulos saíram de 20% para 26%.

Ainda de acordo com a pesquisa IBOPE de maio, os então candidatos Luiz Couto (PT), Ney Suassuna (PP) e Roberto Paulino (PMDB) ficaram empatados em 10%. Marcondes Gadelha (PSC), ficou com 6%; Wellington Roberto (PR), com 5%; Roberto Cavalcanti (PRB), com 3%; e Jaime Carneiro (PTC), com 1%.

Ontem, o IBOPE apresentou os números para a disputa ao governo estadual, onde o candidato à reeleição, José Maranhão (PMDB) ganharia as eleições com 48% contra 32% de Ricardo Coutinho, no primeiro turno.

Num eventual segundo turno, o candidato do PMDB venceria as eleições com 51% dos votos contra 35% do socialista.

Da Redação
ClickPB

Nenhum comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.