Pesquisa IBOPE: Maranhão lidera com 48%, Ricardo Coutinho cai para 32%


Se as eleições para governador da Paraíba fossem hoje, o candidato à reeleição, José Maranhão (PMDB), venceria o pleito com 48% dos votos, contra 32% de seu principal adversário, o ex-prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), foi o que revelou os números da pesquisa IBOPE, divulgados esta noite, 30, pela TV Cabo Branco.

Lourdes Sarmento (PCO) obteve 1% dos votos. Já, Nelson Júnior (PSOL), Chico Oliveira (PCB) e Marcelino Rodrigues (PSTU) não pontuaram. Os votos em branco ou nulos somaram 10% e indecisos também ficaram em 10%.

Em relação à última pesquisa, José Maranhão (PMDB) manteve a pontuação e Ricardo Coutinho caiu 4 pontos percentuais.

Num eventual segundo turno, o candidato do PMDB venceria as eleições com 51% dos votos - subindo dois pontos em comparação com a pesquisa anterior - contra 35% de Ricardo Coutinho, que caiu quatro pontos. Os entrevistados que declararam votos em branco ou nulos somaram 8% e indecisos 7%.


A pesquisa IBOPE foi realizada entre os dias 27 e 29 de julho e ouviu 1008 eleitores em todas as regiões do Estado. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos e seu grau de confiança é de 95%.


Esta é a segunda pesquisa do IBOPE divulgada este ano na Paraíba. Os números da primeira consulta, apresentados em maio, apontaram o governador Maranhão na liderança da corrida eleitoral com 48% dos votos, contra 36% de Ricardo Coutinho, no primeiro turno.

A candidata Lourdes Sarmento (PCO) apareceu com 1%, enquanto que Nelson Júnior (PSOL) e Érico Feitosa (PHS) não pontuaram. Brancos e nulos somaram 9% e os indecisos, 6%.

Num eventual segundo turno, o peemedebista venceria as eleições com 49% das intenções dos votos contra 39% do socialista.

Amanhã, no JPB 1ª edição, serão divulgados os números para o Senado. Na última pesquisa IBOPE, Cássio Cunha Lima (PSDB) ficou em primeiro lugar com 45% dos votos, seguido do senador Efraim Morais (DEM), com 20% dos votos. Em terceiro lugar, apareceu o deputado federal Vital Filho (PMDB), com 14%. Empatados em 10% estavam os então candidatos Luiz Couto (PT), Ney Suassuna (PP) e Roberto Paulino (PMDB).

Pesquisa por região

José Maranhão venceria em quatro das seis regiões do Estado, de acordo com a atual pesquisa do IBOPE.

Contrariando o resultado da pesquisa anterior, Ricardo Coutinho conseguiu um novo fôlego em João Pessoa e sairia dos 35% obtidos na pesquisa anterior para 39% na consulta atual. Já, José Maranhão perdeu 8 pontos, caindo de 44% para 36% das intenções de voto.

Em Campina Grande, terra do candidato a vice-governador pela oposição, Rômulo Gouveia (PSDB), Ricardo Coutinho também largou na frente com 42% dos votos contra 38%, atribuídos a Maranhão. Na pesquisa de maio, o socialista teve 39 pontos e Maranhão apareceu com 32.

Apesar da vantagem na Rainha da Borborema, o candidato do PSB cresceu apenas 3%, enquanto Maranhão deu uma guinada de 6%.

Nas demais regiões da Paraíba, o candidato à reeleição venceria as eleições. Na Zona da Mata, ele ficou com 52% contra 29% de Ricardo. No Agreste, obteve 46% contra 32% do socialista.

Na Borborema, ficou com 52% contra 31% e no Sertão, com 57% contra 24% do candidato da oposição.

Em maio, Maranhão também venceria na Zona da Mata com 53% contra 35% de Ricardo, no Agreste com 53% contra 38%, na Borborema conseguiu 58 pontos contra 27 e no Sertão teve 48% contra 35% de seu adversário.

Da Redação, com informações do Paraíba1
ClickPB

Um comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.