Presidente do TRE/PB diz que Ficha Limpa aumentou a inelegibilidade de 3 para 8 anos
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba  (TRE-PB), desembargador Genésio Gomes Pereira Filho, falou à imprensa, na manhã  desta sexta-feira (18), a respeito da lei complementar 135/2010, que trata sobre  a chamada “Lei do Ficha Limpa”, aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE)  para vigorar a partir de sua publicação, com validade para as Eleições Gerais de  2010.
A nova lei poderá impedir o registro de candidatos que tenham sido  condenados por órgão colegiado, antes da sua publicação e, ainda, aumentar  prazos de inelegibilidade de 3 para 8 anos, para quem está sendo processado ou  já foi condenado. Esse é o entendimento do Pleno do TSE, por maioria de votos,  em resposta a uma Consulta formulada pelo deputado federal Ilderlei Cordeiro, do  Partido Popular Socialista.
Genésio Gomes, assegurou que “O TRE da  Paraíba, recebeu com parcimônia e tranquilidade” o posicionamento do TSE.  “Trata-se de uma legislação nova que deve ser aplicada e que visa, justamente, a  garantia de direitos individuais e coletivos
previstos na Constituição”. 
O presidente do TRE-PB disse ainda, que essa decisão, “É de grande  importância”.
TRE
 
 
 
Nenhum comentário:
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.