Polícia acusada de parcialidade e perseguição em Nova Olinda

O direito constitucional de ir e vir foi, abusivamente, infringido por membros das polícias Militar e Civil em desfavor de eleitores e integrantes do grupo liderado pelo exprefeito João Raimundo (DEM) nos dias que antecederam o pleito e no dia da eleição (13 de dezembro) em Nova Olinda. O desabafo é de lideranças novolindenses ligadas à chapa encabeçada por Maria Galdino Neta Araújo (DEM). Ela disputou e perdeu o pleito para Maria do Carmo Silva (PSDB), que obteve 56,79% dos votos válidos contra 43,21% da filha de João.

“O que ocorreu em Nova Olinda foi uma coisa absurda e abusiva: eu mesmo fui revistado dezenas de vezes em um único dia e não pude, sequer, tirar um dinheiro no caixa eletrônico para suprir uma necessidade de casa porque a polícia não permitiu”, lamenta o prefeito interino Francisco Cipriano dos Santos, conhecido popularmente por Ticô, que é ligado politicamente a João Raimundo.

Conforme ainda Ticô, a Polícia Militar chegou a ir até à porta de sua casa, causando grande constrangimento, sem nenhuma necessidade, a ele e à sua família. “Ninguém nunca tinha visto daquele tanto de policiais em Nova Olinda: e a polícia tratava o pessoal de João como se fosse bandido e isso revoltou a população”, diz, ao denunciar que, além dos abusos contra eleitores e lideranças ligadas ao ex-prefeito, várias motos de gente do grupo foram apreendidas injustificadamente e não liberadas, enquanto que, os veículos apreendidos com pessoas ligadas à chapa encabeçada pelo PSDB e PMDB, partido do governador Maranhão, chefe maior da polícia, eram liberados imediatamente.

Ticô comenta ainda que o próprio João Raimundo, que já é um homem idoso, também foi duramente perseguido e constrangido pela polícia, tanto a Civil quanto a Militar. “O grupo de João não pôde trabalhar nos dias que antecederam o pleito nem durante o dia da eleição porque a polícia nos perseguiu demais”,

desabafou o prefeito interino, ao informar que já tramita na Justiça Eleitoral ações de impugnação contra a candidata eleita.

Sobre as denúncias, a Folha procurou o delegado Regional Ivaldo Dias, que esclareceu que nem ele nem sua equipe participaram da eleição em Nova Olinda. Conforme dr. Dias, o trabalho de segurança do pleito foi realizado por delegados e agentes de fora nomeados especialmente para atuar no município durante a realização do pleito.

O jornal também tentou falar com a capitã Simone, comandante da 5ª Companhia com sede em Itaporanga, mas em função do feriado de Natal não conseguiu encontrá-la na Cia.

Prestando contas

Ticô assumiu a Prefeitura de Nova Olinda no dia 11 de novembro, com a cassação do mandato da prefeita Daguia, e deu seqüência ao trabalho administrativo da prefeita. “Nesse período, nós fizemos o que foi possível, inclusive pagamos o mês de novembro do funcionalismo e vamos pagar dezembro e o 13º salário”, diz o prefeito interino, que no dia três de janeiro passará o comando da Prefeitura para a prefeita eleita. Segundo Ticô, Daguia foi afastada da Prefeitura, mas deixou um grande número de projetos em execução ou para serem executados, entre os quais calçamento na comunidade Rocinha e, por emenda do deputado federal Marcondes Gadelha, várias obras: construção do ginásio de esporte; posto de saúde da zona urbana; privadas domiciliares na comunidade Canto; poços artesianos em oito comunidades: Andreza, Santo Amaro, Gatos, Riacho Vermelho, São Domingos, Várzea da Cruz, Agreste e Saco da Pedra.

Ainda por iniciativa de Marcondes Gadelha, serão liberados recursos para o campo de futebol. Também virão recursos para a construção de privadas domiciliares na comunidade Santo Amaro, obra do senador Efraim Morais.

Através de emendas ao PAC, Programa de Aceleração do Crescimento, foram liberados os seguintes projetos: construção e reconstrução de unidades habitacionais, objetivando a erradicação da Doença de Chagas e abastecimento de água nas escolas: José David da Silva, sítio Cipó; Presidente Médici, Canto; Antônio Leite da Silva, Gatos; Antônio Rosado da Silva, Saco; e Frei Damião, São Domingos.

Entre os convênios firmados com o Governo do Estado em fevereiro de 2009 e ainda liberados, constam: aquisição de ambulância e calçamento das ruas João Inácio de Oliveira, João Vianês da Silva, Donzira Barreiro de Lima e Custódio Salviano.

A Prefeitura também firmou convênio com FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) para a aquisição de dois microônibus, que ainda estão sendo aguardados.

Jornal folha do Vale

Nenhum comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.