VÍDEO: Presidente da OAB no Vale do Piancó avalia impactos do fechamento de comarcas e avanços da tecnologia
O advogado Marcílio Batista, presidente da Ordem dos Advogados Brasil (OAB) Subseção do Vale do Piancó, enfatizou os prejuízos causados pelo fechamento de Comarcas no interior da Paraíba. Ele explicou que a OAB sempre se manteve contra tal decisão do Poder Judiciário, principalmente por dificultar o acesso presencial do cidadão à Justiça.
Em entrevista à TV Diário do Sertão, em Piancó, nas festividades de Santo Antônio, nesta quinta-feira (13), o advogado disse que apesar da desinstalação das Comarcas, a tecnologia proporcionou o acesso à Justiça, mesmo que de forma remota.
”Foi uma luta que infelizmente nós perdemos. A região do Vale do Piancó perdeu muito com a desinstalação de Comarcas, que na verdade, desinstalação é um eufemismo pra dizer extinção, na verdade eles extinguirão as Comarcas. Mas graças a Deus a tecnologia supriu essa necessidade em parte porque a gente consegue fazer uma audiência remotamente, evitando assim custos para as partes”, destacou.
O advogado que deu o exemplo de Santana dos Garrotes que atendia o município de Nova Olinda, e com o fechamento da comarca, os dois municípios hoje se concentram em Piancó.
Ele lembrou que o acesso da população por meios virtuais facilita, no entanto, “do ponto de vista da presença da Justiça efetivamente na cidade isso é um ponto negativo, a OAB fechou questão contra isso. Sempre foi tido como um retrocesso pela OAB”, pontuou.