Ministério das Comunicações autoriza sinal aberto da Rede Ita (Antiga TV Itararé) nas cidades de Itaporanga e mais 5 cidades

 

A Rede Ita (Antiga TV Itararé) obteve autorização do Ministério das Comunicações para disponibilizar sinal aberto nas cidades de Itaporanga, Cuité, Monteiro, Catolé do Rocha, Tareroá e Caruarua (PE). Informa Arimatéa Souza. A Rede Ita, emissora de Campina Grande, é afiliada da TV Cultura de São Paulo e vem sendo destaque na programação nacional com diversas reportagens exibidas na emissora paulista. 

A Rede Ita de Televisão, Fundada em 2006, é mantida pela Fundação Pedro Américo. Rede ITA é uma emissora de televisão brasileira sediada em Campina Grande. Opera no canal 18 UHF digital. É a primeira emissora educativa do município. Seus estúdios estão localizados no bairro Catolé, e seus transmissores estão no Loteamento Cuités.

A Fundação Pedro Américo é entidade vinculada ao empresário Dalton Gadelha, responsável por instituições de ensino como a Unifacisa, a Escola Superior de Aviação Civil (ESAC) e mais recente ao Hospital Help - um dos maiores e mais modernos do Nordeste inaugurado dias atrás. Inicialmente, seus estúdios e transmissores foram instalados dentro do campus da Unifacisa, no bairro do Itararé. 

Em 21 de março de 2014, a emissora deixou suas instalações no campus da Unifacisa e inaugurou uma nova sede no bairro do Catolé, dividindo um espaço pertencente à ESAC. O novo prédio possui 900 m², com 3 grandes estúdios com layout integrado e cenários virtuais. Em 29 de março de 2022, a TV Itararé passou a se chamar Rede ITA, seguindo a tendência de caráter multiplataforma adotada por outras emissoras, além de estrear uma nova programação local. 

Com base no decreto federal de transição das emissoras de TV brasileiras do sinal analógico para o digital, a então TV Itararé, bem como as outras emissoras de Campina Grande, cessou suas transmissões pelo canal 19 UHF em 5 de dezembro de 2018, seguindo o cronograma oficial da ANATEL.


Blog do Ricardo Pereira

Tecnologia do Blogger.