Cinco anos após denúncia de suposto plágio, hinos de Boa Ventura e Tavares permanecem idênticos

 

Nesta quarta-feira (2) comemora-se os 47 anos da composição do hino da cidade de Boa Ventura (PB), com letra e melodia assinada pela saudosa Terezinha Otton, já falecida. Mas uma polêmica envolvendo a música oficial do município ainda segue sem elucidação.

Há cinco anos, uma reportagem produzida pelo jornalista Geverton Martins investigou um suposto plágio envolvendo no hino da cidade boaventurense, localizada no Vale do Piancó, e o município de Tavares, situado no Sertão da Paraíba.

A suspeita veio depois que o jornalista comparou as duas canções e percebeu que se trata apenas de uma única melodia, ou seja: os hinos dos dois municípios tem a mesma melodia, exatamente igual. O mais estranho é que boa parte da letra da música oficial de Tavares também é semelhante a de Boa Ventura.

Vale ressaltar que plagiar é crime.

“O plágio é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. No ato de plágio, o plageador apropria-se individualmente da obra intelectual de outra pessoa, aseumindo a autoria da mesma”, explica o site Wikpedia.

Já se passaram cinco anos após a denúncia e até agora não houve nenhuma tipo de esclarecimento. O ministério segue sem explicação e as autoridades parecem não se importarem com o caso.

Dados do hino de Boa Ventura no Wikisource

Hino do município de Boa Ventura: Letra e melodia por Terezinha Otton de Carvalho.
Data da composição: 2 de dezembro 1973.

Dados do hino de Tavares no Wikisourse:

Hino do município de Tavares: Letra por ? (não existe registro), melodia por ? (não existe registro).
Data da composição? (não existe registro).

O que diz a CF sobre direitos autorais:

A Constituição Federal Brasileira ampara a propriedade intelectual como direito fundamental, garantindo tanto o interesse privado dos autores e criadores quanto o direito social na preservação da memória e da cultura do povo e na transferência de conhecimento para gerar desenvolvimento.

Hino de Boa Ventura

Hino de Tavares

Papo Político

Tecnologia do Blogger.