Vale do Piancó recebe equipamentos para ampliação de leitos para tratamento da Covid-19

O Governo do Estado realizou, nesta quinta-feira (6), duas entregas de materiais para a ampliação de leitos nos hospitais de Itaporanga e Piancó. Foram destinados respiradores, bombas de infusão e camas elétricas para incrementar a assistência à saúde da população do Vale do Piancó. A Paraíba vive o processo de interiorização da pandemia, a exemplo de outras regiões do País.

De acordo com a SES, aproximadamente 73% dos casos da Covid-19 encontram-se no interior do Estado. O investimento em equipamentos e capacitação de profissionais vem para contribuir com uma atenção especializada para pacientes da Covid-19 no interior. Foram entregues 15 camas, 5 ventiladores mecânicos, 5 monitores, 8 bombas de infusão, para o Hospital Regional Wenceslau Lopes, em Piancó, além de 2 ventiladores portáteis e mais 1 monitor para área de estabilização da vida, no município de Itaporanga.

Conforme o secretário executivo de saúde do Estado, Daniel Beltrammi, o Hospital Regional de Piancó vem desenvolvendo um trabalho de excelência no tratamento de pacientes com Covid, semelhante ao de grandes centros com alta tecnologia.

“Piancó faz coisas simples, cuida dos pacientes com qualidade, com segurança e alcança resultados iguais aos de centros super-tecnológicos e caros do mundo”. Ele ressaltou que a visita encerra o ciclo de entrega de materiais e de aperfeiçoamento profissional, nos centros de referência para a pandemia na Paraíba.

“É só com presença que a gente consegue melhorar o nosso cuidado com as pessoas. Já é uma prática dos hospitais, das equipes de saúde no Sertão e no Alto Sertão a realização de treinamentos. Piancó não está sozinho como referência para o tratamento da Covid, a região conta com mais 3 centros de referência em Patos, Cajazeiras e Pombal”, explicou, o secretário.

Para a diretora do Hospital Regional de Piancó, Inês Leite, o investimento irá melhorar de forma considerável a assistência à população atendida pela unidade de Saúde. “Nós recebemos usuários da 3ª Macrorregião de saúde, não só da sétima região onde o hospital se encontra. Estes respiradores vão ser de fundamental importância também para pacientes não Covid, que agora contam com leitos completos e também unidades semintensivas”.

Piancó foi o primeiro hospital do Sertão a se cadastrar no estudo do plasma convalescente e conta com resultados positivos de resposta ao tratamento. “Nós já tivemos 3 resultados satisfatórios, inclusive de pacientes com comorbidade, e estamos dando continuidade à pesquisa aqui na região”, destacou a diretora.

Durante a visita, o secretário executivo de Saúde comentou ainda que, apesar de o Governo do Estado da Paraíba contar com uma rede de saúde muito robusta, com 34 hospitais, 4 UPAs, um centro de reabilitação, uma Rede Central de Laboratórios Públicos e uma rede de hemocentros, os municípios têm uma importante responsabilidade sanitária, nas quais as equipes de saúde da família precisam estar nas ruas para verificar quem possui sintomas gripais e encaminhar para os devidos atendimentos.

 


Tecnologia do Blogger.