Em Ibiara, presidente se recusa abrir prédio da câmara e sessão acontece em praça pública para votar crédito pedido pelo prefeito destinado ao SAMU

Vereadores de Ibiara, no Vale do Piancó, realizaram sessão inusitada na noite desta quarta-feira (22) que aconteceu em praça pública - mais precisamente no Calçadão 'Afonso Kherle'. O fato se deu após o presidente da Casa, vereador Francibaldo Galdino (Naldim de Rita), se negar a abrir o prédio da câmara municipal para realizar a sessão, destinada análise de projeto enviado pelo prefeito Nenivaldo Barros pedindo abertura de crédito especial para aplicar recursos destinados pelo Governo do Estado para aplicar no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), em virtude do momento atual.

O prefeito requereu urgência na tramitação do projeto e convocou sessão extraordinária, que segundo o regimento interno do Poder Legislativo-Mirim local deve ocorrer em 48 horas após a convocação. Entretanto, tendo recebido a mensagem do Poder Executivo 11 dias atrás (no dia 09/04) até então não convocou a sessão para apreciação da matéria, segundo a base de situação, por questões políticas. Então, não havendo outra alternativa e amparado no regimento interno o vice-presidente, vereador Jairo Alves, fez a convocação e realizou a sessão em plena praça pública.
A sessão aconteceu com utilização de cadeiras improvisadas, carro de som, sendo acompanhada por populares e profissionais do SAMU. O presidente ainda acionou a guarnição da Polícia Militar para tentar impedir a realização da sessão, o que não aconteceu. Sem a oposição, o projeto foi aprovado pelos vereadores presente e seguiu à sanção do prefeito.

Antes de encerrar a sessão, o vereador Jairo Alves informou que todo o procedimento será enviado para a Promotoria de Justiça, bem como à Comissão de Combate aos Crimes de Responsabilidade e Improbidade (CCRIMP) do Ministério Público da Paraíba, para que sejam investigados os atos do presidente da câmara e suposto ato de improbidade administrativa.

Vale do Piancó Notícias
Tecnologia do Blogger.