Laboratório Regional de Prótese Dentária de Santana dos Garrotes é inaugurado e usuários já pode fazer moldagem


Um serviço inédito na rede municipal de saúde foi lançado oficialmente pela Prefeitura de Santana dos Garrotes, através da Secretaria de Saúde nesta terça-feira (13/8). Trata-se do Laboratório Regional de Prótese Dentária, cuja finalidade é oferecer gratuitamente dentaduras e outras próteses dentárias aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) do município.



O laboratório funciona nas dependências da Unidade Básica de Saúde, Deuzalina Leite, localizado à Rua Severino Teotônio dos Santos, Bairro Planalto. O serviço começou suas atividades nesta terça-feira, onde foram iniciadas as moldagens, e no dia 06 de setembro será entregue à população.

De acordo com a Secretária de Saúde, Vilany Batista, a cada mês vai confeccionar 50 próteses pra população. “Estamos muito felizes, foi o dia mais feliz da Secretaria de saúde e da Prefeitura, porque as pessoas estavam muitos felizes em receber as dentaduras”, relatou Vilany.

A iniciativa faz parte do Programa Brasil Sorridente, do governo federal. Segundo a Secretária de Saúde, Vilany Batista, a cada mês o laboratório de Santana dos Garrotes vai fornecer mensalmente 50 próteses totais (dentaduras), pra população.

As pessoas serão encaminhadas através dos ACS, e de levantamento encaminhado ao Ministério da Saúde.  De inicio para cada Equipe de Saúde são agendadas 6 pessoas dependendo se irão receber as duas próteses. Ao todo serão 25 pessoas, ou seja 50 próteses.

Houve o acolhimento com Nutricionistas, que falou da importância da mastigação para a saúde, da auto-estima e bem estar. Palestra com a Fisioterapeuta que fez o acolhimento baseado nos exercícios da musculatura da face.

A secretária de Saúde, Vilany Batista, fez o acolhimento falando da importância do Programa que chegou no município, pra atender a todas as pessoas, da bondade, do compromisso e da responsabilidade que tem o prefeito Dedé de Zé Paulo com os seus munícipes.

Para a Secretária de Saúde, o município não vai ficar só com a instalação do Laboratório de Prótese, mas, futuramente o município deverá receber o Caps.

Por Ary Ramalho




Tecnologia do Blogger.