Secretária de Saúde de Santana dos Garrotes participa da 9ª Conferência Estadual de Saúde, em João Pessoa


A secretária de saúde do município de Santana dos Garrotes, Vilany Batista, está participando da 9ª Conferência Estadual de Saúde, no Espaço Cultura, em João Pessoa.

Além da Secretária de Saúde, quem também participa do evento são, Jhessyca Valéria Cirilo Gomes e Nildo Lemos.

O evento acontece no período de 4 a 6 de junho.

A Conferência acontece a cada quatro anos. É um fórum de debate com o objetivo de mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade paraibana acerca da saúde como direito e em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS).

Nesta 9ª edição do evento, a discussão será em torno da ‘Democracia e Saúde: saúde como direito, consolidação e financiamento do SUS’, com os eixos temáticos: saúde como direito; consolidação dos princípios do SUS e financiamento adequado do SUS.
Programação

De acordo com a programação, o evento começa na terça-feira (4), às 8h, com o credenciamento; a abertura oficial será às 9h e às 11h, terá a conferência magna com o palestrante Gastão Wagner de Sousa Campos – professor do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. A coordenação da mesa será de Dr. Antônio Eduardo Cunha – presidente do Conselho Estadual de Saúde.

À tarde, ocorrerão  leitura do regulamento; mesas redondas e palestras com José Ivo Pedrosa, professor em saúde coletiva da Universidade Federal do Piauí - UFPI e vice-presidente da Abrasco, com o tema: "Saúde como direito". A coordenação da mesa será da Secretária Executiva da Saúde, Renata Nóbrega. A palestrante Bernadete Perez Coêlho, professora adjunta do Departamento de Medicina da UPE e vice-presidente da Abrasco, falará sobre o tema "Consolidação dos princípios do SUS". A coordenação da mesa será de Erica Simone.

Na quarta-feira (5) pela manhã, serão realizadas mais três palestras com André Luís Bonifácio de Carvalho - professor adjunto da UFPB; Marcos Coelho Sales - juíz corregedor-geral da Justiça do Estado da Paraíba e Clarice Petramale - assessora da presidência do CFM. À tarde, serão promovidos debates e trabalhos em grupos e às 13h30, haverá a plenária final com a eleição dos delegados.

De acordo com o regimento, municípios com até 25 mil habitantes terão direito a dois delegados; de 25 a 50 mil terão direito a quatro; de 50 a 120 mil, a oito; municípios com população entre 120 a 400 mil habitantes terão direito a 14 delegados; entre 400 e 800 mil, a 24; e com mais de 800 mil habitantes, serão 28 delegados.

Ao final da 9ª Conferência Estadual, será elaborado um relatório para ser enviado à 16ª Conferência Nacional de Saúde e serão escolhidos 76 delegados para participar da etapa nacional, que acontecerá entre os dias 4 e 7 de agosto, em Brasília.

Assessoria

Tecnologia do Blogger.