Secretaria de Saúde de Santana dos Garrotes realiza a V Conferência Municipal


A Prefeitura de Santana dos Garrotes, através da secretaria de saúde e em parceria com o conselho municipal de saúde, realizou nesta quarta-feira, 10, da V Conferência Municipal de Saúde com o tema ”Saúde e Democracia: saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS”. Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde – SUS. Palestrante: Cristiane Urtiga Rocha, Financiamento adequado e suficiente para o SUS. Palestrante: Shirleyanne Brasileiro. Saúde como direito. Palestrante: Dr. Pedro Paulo.

A iniciativa teve a participação dos trabalhadores da rede do município, representantes de entidades, representantes do Conselho Municipal de Saúde, profissionais que atual na Secretaria de Saúde do município, além de lideranças comunitárias e usuários do SUS.

Tiveram as presenças das secretárias municipais, Palloma Leite (Finanças), Marciele Araújo (Educação), como do vereador e presidente da câmara municipal, Augusto Antas.

A conferência foi aberta pela secretária de Saúde, Vilany Batista, que elencou as conquistas e desafios do SUS e apresentou um diagnóstico situacional da saúde do município de Santana dos Garrotes, como atendimentos, procedimentos e demais serviços realizados ao longo do ano de 2018 e esse ano. “Muito foi feito, mas sabemos que falta muito para termos o SUS que tanto sonhamos”, avaliou Vilany.

O prefeito de Santana dos Garrotes, Dedé, não participou da conferência em virtude de estar em viagem à Brasília na Marcha do prefeito e foi representada pela a secretária de Finanças, Palloma Leite, que na ocasião, ressaltou a importância do evento para o município. “Este é o momento certo das pessoas se expressarem e com detalhamento dizer o que gostariam de ver de aprimoramento nas condições de saúde. Mesmo com tanto desafios, temos de lutar para oferecer uma saúde mais humanizada e de qualidade efetiva”, afirmou a secretária.

A programação contou com a divisão dos participantes em grupos de trabalhos, através de eixos temáticos. Ao final, houve a eleição dos delegados que irão fazer parte da conferência estadual.

Por Ary Ramalho



















Tecnologia do Blogger.