Crianças de escola estadual recebem vacina contra o HPV da Secretaria de Saúde de Santana dos Garrotes


Para proteger os adolescentes contra o vírus HPV, a secretaria de saúde de Santana dos Garrotes mobilizou uma equipe para realizar a vacinação em mais de 100 crianças na escola estadual Dr. Felizardo Leite. A visita começou nessa quinta-feira (28). Na próxima terça-feira, dia 02, público alvo da escola municipal Maria Sinharinha de Azevêdo receberão a vacina.

Serão vacinadas meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. A proteção é completa quando aplicadas as duas doses da vacina, por isso quem tomou a primeira dose deve tomar a segunda, após seis meses. As profissionais da saúde que realizaram as vacinas foram, Maria José Ferreira, Mara Batista, Luangela Carla Soares e Cícera Pereira. 28 crianças foram vacinadas.

A vacina contra HPV faz parte do calendário de rotina das unidades de saúde, porém o município está promovendo as visitas escolares visando se aproximar do público adolescente.

“Indo às escolas, temos chance de divulgar esse conteúdo junto aos alunos, e reforçar a importância da prevenção com a vacina”, comentou a secretária de Saúde, Vilany Batista.

Câncer

A vacina HPV previne vários tipos de cânceres contribuindo com a redução da incidência da doença nas mulheres e homens. No mundo, dos 2,2 milhões de tumores provocados por vírus e outros agentes infecciosos, 640 mil são causados pelo HPV. A vacina previne 70% dos cânceres do colo de útero, 90% dos cânceres anal, 63% do cânceres de pênis, 70% dos cânceres de vagina, 72% do cânceres de orofaringe e 90% das verrugas genitais.

Por Ary Ramalho




Tecnologia do Blogger.