Em encontro regional, Gustavo se engaja na luta pela aprovação de MP que beneficia Agentes de Saúde e Endemias

O pré-candidato a deputado estadual, Gustavo Wanderley (PV), defendeu durante realização do Encontro Regional de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate a Endemias (ACE), em Itabaiana, a apreciação da MP 827/2018 pelo Congresso que trata sobre jornada de trabalho de 40 horas semanais exigida para garantia do piso salarial, integralmente dedicada às ações e aos serviços de promoção da saúde.
 
“Estamos juntos aos agentes de saúde e de endemias para que o Congresso aprove as modificações necessárias à garantia de um piso nacional para as duas categorias. Esses profissionais estão mobilizados e contam também com o apoio da população e de políticos paraibanos. O trabalho desenvolvido pelos agentes é fundamental para garantia da saúde pública e nada mais justo do que terem suas reivindicações atendidas”, disse Gustavo.
 
Se aprovada a MP, a lei passa a vigorar afirmando que é essencial e obrigatória a presença de Agentes Comunitários de Saúde na Estratégia de Saúde da Família e de Agentes de Combate às Endemias na estrutura de vigilância epidemiológica e ambiental.
 
Capacitação e jornada - A MP também garante que a cada dois anos os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Combate às Endemias frequentarão cursos de aperfeiçoamento. As capacitações serão organizadas e financiadas, de modo tripartite, pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos Municípios.
 
Sobre a jornada de trabalho, fica estabelecido que as quarenta horas semanais exigidas para garantia do piso salarial será integralmente dedicada às ações e aos serviços de promoção da saúde, de vigilância epidemiológica e ambiental e de combate a endemias em prol das famílias e das comunidades assistidas, no âmbito dos respectivos territórios de atuação.
 
Presenças - Estiveram presentes ao encontro, além de Gustavo Wanderley, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB), os deputados federais Pedro Cunha Lima (PSDB) e Benjamin Maranhão (MDB), além do vice-prefeito de João Pessoa, Manoel Junior (PSC).
 
Durante o evento, Crisantes Muniz foi empossada como presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Combate às Endemias do Vale do Paraíba, na presença do diretor da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários (Conacs), João Bosco, lideranças dos Agentes Comunitários de diversas regiões do Estado.
Assessoria
Tecnologia do Blogger.