Dia D de vacinação antirrábica em Santana dos Garrotes alcançou mais de 100%

Ascom

A Prefeitura Municipal de Santana dos Garrotes através da Secretaria de Saúde realizou com grande sucesso na manhã deste sábado (21/10) o Dia D de vacinação antirrábica que alcançou mais de 100% da meta estabelecida e superou a determinada pelo Ministério da Saúde.

A campanha de vacinação teve início no dia 13 de Outubro e vai até o dia 27 de Outubro, período esse que será trabalhado todos os distritos e zona rural do município, atingindo até o momento 1.120 animais. No dia 21 de Outubro (sábado) foi realizado o dia "D" na sede do município, que contou com a presença do Vice Prefeito Zezito Morais, Secretario de Saúde Rênio Macedo e o apoio dos servidores da secretaria de saúde do município, na ocasião foram vacinados mais de 250 animais neste dia. Num total, 1.120 cães e gatos foram imunizados durante as duas etapas da campanha, número que bate a meta que o Estado impôs ao município. 


De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Rênio Macedo, o objetivo é prevenir a raiva nos seres humanos através da vacinação dos principais transmissores, que são os cães e gatos. E é com satisfação que alcançou mais de 100% da meta estabelecida e superou a determinada pelo Ministério da Saúde, enfatizou o Secreário. Segundo a Coordenadora de Epidemias, Socorro Horácio, mesmo com a meta do Ministério da Saúde superada, é importante manter essa cobertura vacinal para evitar a transmissão da doença, disse a coordenadora. 

Mesmo assim, para atender os proprietários que ainda não vacinaram seus animais, foi estendido o prazo de vacinação até o dia 27 de outubro. Prevenção “A vacinação é a única forma de evitar que animais domésticos contraiam raiva e transmitam a doença para humanos. Não tem contraindicações”, alerta em nota.


A raiva é uma doença viral que pode ser transmitida ao homem por mordida, lambida ou arranhão de um animal infectado. A taxa de mortalidade entre humanos é quase de 100%.


Tecnologia do Blogger.