Presidente e assessor contábil da Câmara de Nova Olinda participam de treinamento de gestores públicos para uso do Sagres Diário, no TCE-PB

Ascom

O Presidente da Câmara Municipal de Nova Olinda Biu de Ramos (PSD) e o assessor contábil, Wando Pinto participaram, na manhã desta terça-feira (18), do segundo dia de treinamento para remessas diárias de informações ao Sistema de Acompanhamento da Gestão de Recursos da Sociedade (Sagres), aplicativo de computador desenvolvido e aperfeiçoado pelo Tribunal de Contas do Estado.

A série de encontros aberta na segunda-feira com a participação de prefeitos e auxiliares será encerrada, amanhã (dia 19), com a de organismos vinculados ao Governo Estadual.
“O que tratamos, aqui, é da composição de um imenso banco de dados a serviço da boa administração pública’, disse o presidente do TCE, conselheiro André Carlo Torres Pontes, ao saudar os participantes.

Os representantes das Câmaras Municipais foram por ele esclarecidos acerca da importância e da necessidade do “Sagres Diário”, de cuja aplicação resultarão, a seu ver, “gestões mais legítimas e mais próximas da população”.

Ele explicou que as ferramentas dispostas a todos pelo TCE também favorecem dados comparativos entre Prefeituras e entre Câmaras Municipais de portes assemelhados, ou de uma mesma região. Informou que é possível assim comparar, por exemplo, gastos corriqueiros com diárias, ou combustíveis, em benefício de cada gestão que, assim, pode administrar suas despesas de melhor modo. E arrematou: “A sociedade é nossa principal cliente”.

As orientações técnicas aos participantes da série de três encontros no Auditório Celso Furtado (anexo ao TCE) são prestadas por equipe de auditores de contas públicas formada por Ed Wilson Santana, Severino Claudino, Marcos Uchoa e Rafael Chiappetta.

A atualização diária do Sagres obedece aos termos da Resolução Normativa nº 05/2017, aprovada na sessão plenária que o Tribunal realizou no último dia 29. Assim, as informações e documentos relacionados aos gastos dos jurisdicionados terão encaminhamento eletrônico, por meio do “Sagres Captura”, até 24 horas do primeiro dia útil subsequente à data do registro contábil. Os dados então enviados vão compor o balancete correspondente ao mês de competência de cada informação.




Tecnologia do Blogger.