Vale do Piancó: Caravana do Coração voltará a Itaporanga em Junho

Ascom 

A quinta edição da Caravana do Coração será realizada no período de 26 de junho a 8 de julho, e vai passar pelos municípios de Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, Pombal, Patos, Itaporanga, Princesa Isabel, Monteiro, Campina Grande, Picuí, Guarabira, Itabaiana e Mamanguape. Estes municípios sede receberão uma equipe de profissionais voluntários para realização de atendimentos a usuários do SUS referenciados pelos demais municípios das regiões de saúde da Paraíba.

A decisão foi anunciada durante reunião de planejamento. No encontro, realizado no Espaço Cultural, a presidente da ONG Círculo do Coração, Sandra Mattos, apresentou o projeto, fez um resumo das caravanas anteriores e falou da proposta para este ano.

“A caravana deste ano vem com um diferencial. Além das crianças com cardiopatias congênitas e das com microcefalia que estão sem acompanhamento, este ano estaremos ampliando o atendimento para captar 250 gestantes em cada cidade. A nossa expectativa é de que possamos ultrapassar os números do ano passado, já que os números de cada nova caravana sempre nos surpreendem de uma maneira muito positiva”, disse a gerente executiva de Atenção à Saúde da SES-PB, Patrícia Assunção.

A presidente da ONG Círculo do Coração, Sandra Mattos, destacou que a ideia é beneficiar pacientes de toda a Paraíba. “Para uma maior abrangência, dividimos os pacientes entre as regionais, de acordo com o número de pacientes de cada cidade e critérios que ainda estamos definindo e organizando. A nossa ideia é beneficiar pacientes de todo o estado, não somente dos 13 municípios por onde vamos passar”, disse.

O Projeto - A Caravana do Coração começou a partir da Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba (RCP – PB). É uma ação do Governo do Estado da Paraíba em parceria com a ONG Círculo do Coração considerado divisor de águas, nas áreas cardiológica e pediátrica.

A primeira edição do Projeto foi realizada em 2013, quando foram visitados oito municípios paraibanos e atendidos pouco mais de 500 pacientes. A segunda e a terceira edições, realizadas em 2014 e 2015, cobriram 13 municípios e asseguraram o atendimento de mais de 1.000 pacientes, cada. Nessas Caravanas, os profissionais de saúde percorrem mais de 1.800 km.

Realizada em julho de 2016, a IV Caravana do Coração registrou, em 13 dias, 10.793 procedimentos, beneficiando 1.908 pacientes (1.349 crianças, 241 gestantes e 318 adultos), de 176 municípios paraibanos.


Tecnologia do Blogger.