'Ramal do Piancó será transformado em emenda impositiva', diz Cássio

O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), discursou nesta segunda-feira (30) durante encontro na FIEP com o ministro da Integração Nacional Helder Barbalho – que prestou contas sobre o andamento da Transposição na ocasião. Ricardo apelou para que a bancada federal, da qual muitos componentes estavam presentes no local, reveja a destinação de recursos para nova obra de aproveitamento de água de Boqueirão destinada ao Curimataú.

“Eu faço um apelo à bancada porque aquela emenda de bancada, a impositiva, se ela puder ser colocada numa obra como essa, que é o Sistema Adutor da Borborema. É capitar água de Boqueirão, com a Transposição, evidentemente, a segurança hídrica, levar para o Curimataú, a região que menos chove nesse Estado”, comentou.

Ele ainda defendeu a construção de terceiro eixo, através do Vale do Piancó, para resolver os problemas hídricos do Estado de uma maneira integral.

“Uma obra de baixo valor: R$ 200, R$ 220 milhões, ligando Mauriti, no Ceará, até o açude de Condado em Conceição e dali pegando o rio Piancó e abastecendo o nosso maior manancial que é Coremas/Mãe D’Água que hoje talvez esteja proporcionalmente, percentualmente, pior do que Boqueirão. Com essa terceira entrada nós teremos segurança hídrica para a única região que faltava, que é exatamente o Vale do Piancó”, concluiu.

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) declarou à imprensa nesta segunda-feira (30), no FIEP, em evento no qual o ministro Helder Barbalho prestou contas à Paraíba sobre o andamento da Transposição, que a bancada paraibana transformará a emenda para o ramal de Piancó em emenda impositiva para agilizar o processo licitatório do eixo que beneficiaria os municípios do Vale do Piancó com as águas do São Francisco.

“A bancada vai transformar a emenda do ramal de Piancó, o Piancó/Coremas, em emenda impositiva para que o processo licitatório simplificado e agilizado seja feito e esse terceiro Eixo, que se soma ao Eixo Norte, cuja a conclusão está prevista para o final do ano, estejam consagrados, assegurados e garantidos”, comentou.

O senador falou também sobre situação no Senado. Cássio é cotado para assumir a vice-presidência da entidade na gestão de Eunício de Oliveira (PMDB-CE).

“Nesta terça-feira a bancada do PSDB se reunirá. Há uma tendência de indicação do meu nome cada vez mais forte e a partir daí é aguardar a decisão soberana do Plenário do Senado para que mais uma vez eu ocupe um espaço que será um espaço da Paraíba”, finalizou.


wscom
Fechar[x]