Aumenta número de carros pipas retirando água do Açude dos Cegos em Catingueira


Aumenta número de carros pipas retirando água do Açude dos Cegos em Catingueira
Uma das maiores secas dos últimos 50 anos tem provocado a busca intensa pelo liquido mais precioso do mundo e que está escasso para centenas de cidades da Paraíba e de todo o sertão nordestino. 

Vários municípios já enfrentam o colapso total e outros que ainda tem água potável nas torneias em dias alternados comemora o feito.


Está chamando a atenção do povo da cidade de Patos o tráfego intenso dos caminhões pipa que cruzam o município para abastecer outros em situação caótica de água. Na manhã desta quarta-feira, dia 07.

Os pipeiros, nome dado aos motoristas dos carros pipa, relataram que estão abastecendo os caminhões com água do Açude dos Cegos, Município de Catingueira (PB), e levando para dezenas de cidades que enfrentam problemas devido à escassez de água nos mananciais que antes abasteciam as regiões afetadas.

A cidade de Patos ainda tem água nas torneiras, no entanto, todos os mananciais que abastecem o município estão com a capacidade comprometida e gerando preocupação nos cidadãos conscientes, pois alguns moradores ainda são flagrados desperdiçando água como se nada estivesse acontecendo ao seu redor.

A previsão dos meteorologistas era de que as chuvas tivessem início no mês de novembro. Ocorre que até agora não houve precipitações pluviométricas e o fato tem gerado incertezas do inverno regular. Para se ter uma ideia do momento, o Açude de Coremas não atingia o nível que está agora há 74 anos, mas está quase seco. As altas temperaturas também estão ocasionando evaporação da água nos açudes e calor insuportável no sertão paraibano.


Fonte Patos Online

Fechar[x]