Depois do açude de Coremas, Nova Olinda é quem mais tem água no Vale do Piancó

O açude Saco (foto), de Nova Olinda, acumula hoje 23,7 milhões de metros cúbicos d’água. Isso representa 24% de sua capacidade total e é o reservatório com o maior volume da região, sem considerar Coremas/Mãe D’água. 

E é exatamente a água nova-olindense que pode salvar Itaporanga através de uma adutora emergencial, mas a obra, prometida pelo governo estadual, ainda não saiu do papel.

                
O segundo maior volume d’água está no açude Cachoeira dos Cegos, de Catingueira, que acumula 14 milhões de metros cúbicos, mas deverá sofrer uma queda expressiva em seu volume em face da abertura das comportas para atender o abastecimento urbano de Piancó.
                
Já com relação ao açude que abastece Conceição, seu volume caiu para 8,7% nesta primeira quinzena de dezembro, um nível alarmante, apenas 1 milhão de metros cúbicos d’água, porque é o reservatório que abastece milhares de pessoas na zona urbana conceiçãoense. Mas a salvação da cidade pode estar no açude Condado, que ainda acumula 6,5 milhões. No entanto, também é preciso uma adutora emergencial para chegar água nas torneiras da população.

www.folhadovali.com.br

Tecnologia do Blogger.