Estudante filho de Pitombeirense(Santana dos Garrotes) é selecionado para representar o Brasil nos EUA

Esse é Jonathan Carvalho Souza, de apenas 17 anos: o único representante da Paraíba entre os 50 adolescentes do Programa Jovens Embaixadores, que irão representar o Brasil nos Estados Unidos, em janeiro de 2016.

Filho do primeiro casamento da tavarense, Luzineide Carvalho, Jonathan nasceu em Santo André (SP), mas aos 6 anos de idade veio para à cidade de Tavares, no Sertão da Paraíba, onde morou por muito tempo com sua avó, a saudosa, Isabel Simão. O pai de Jonathan Carvalho, Iolando Souza, reside em São Paulo, mas é natural do distrito Pitombeira de Dentro, Santana dos Garrotes, região do Vale do Piancó.
Atualmente, residindo em Manaíra, também no Sertão, o jovem está no terceiro ano do ensino médio e faz o curso Técnico Integrado em Edificações no Instituto Federal da Paraíba (IFPB), em Princesa Isabel.

Em conversa com o blog, Jonathan contou como recebeu a notícia da seleção. “Eu estava na escola junto com o diretor e um pessoal da minha turma. Quando saiu a seleção, tentei olhar no celular, mas não conseguir. Daí, uma amiga minha lá de São Paulo mandou uma mensagem no whatsApp dizendo que eu tinha passado, me dando os parabéns”, disse.
Emocionada, a mãe, Luzenilde, disse que o filho é merecedor. “Estou muito feliz e orgulhosa, pois sei do quanto ele é merecedor dessa vitória. Jonathan passa o dia inteiro no IFPB; as vezes chega em casa de 11 horas da noite”, disse, acrescentando: “Ele abre mão de festas e passeios para estudar. É o orgulho da minha vida, o presente que Deus me deu”.
Os 50 jovens embaixadores ficarão de 8 a 31 de janeiro de 2016, nos Estados Unidos. Durante três semanas, eles passarão pela capital dos EUA, Washington (DC), e depois serão divididos em grupos e enviados para diferentes cidades norte-americanas, onde ficarão hospedados em casas de famílias voluntárias. Todos os custos da viagem, exceto o passaporte, ficam por conta da Embaixada dos Estados Unidos.
Participarão ainda de reuniões com autoridades do governo dos EUA, líderes de ONGs, visitarão escolas e projetos sociais, participarão de atividades de voluntariado e, como representantes da juventude brasileira nos EUA, farão também apresentações sobre o Brasil, sua cultura e seu povo. No final da viagem, eles apresentarão um plano de ação na área de voluntariado que será implementado em suas comunidades após o retorno ao Brasil.
O programa foi criado pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e o primeiro grupo viajou em 2003. A partir de 2012, o programa passou a ser reproduzido em todos os países do continente americano. Desde o lançamento, 417 jovens brasileiros da rede pública de ensino já participaram do programa. Os parceiros nessa iniciativa são: o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e as Secretarias Estaduais de Educação, a rede de Centros Binacionais Brasil-Estados Unidos, e também as empresas FedEx, MSD, Microsoft, Bradesco, IBM e a Boeing Brasil.
www.blogdoaryelaquino.com.br
Tecnologia do Blogger.