UPA de Piancó completa um ano com aproximadamente 50 mil atendimentos registrados

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de PIANCÓ completa um ano neste sábado (26). De setembro de 2014 a agosto de 2015, foram registradas aproximadamente 50.000 mil consultas médicas de urgência e emergência, entre exames de patologia clínica, exames de radiologia, atendimentos sociais e pequenas cirurgias. A UPA de Piancó, classificada como porte II, funciona 24 horas e está habilitada a atender uma população de aproximadamente 200 mil habitantes dos 18 municípios 7ª Região de Saúde do Vale do Piancó. 
 
De acordo com a classificação de risco, os pacientes prioritários são identificados pelas cores vermelha atendimento imediato e com risco de morte; amarela, atendimento rápido em até uma hora; verde, caso pouco urgente, que pode aguardar até duas horas; e azul, não urgente, sem risco, podendo aguardar até quatro horas.

A UPA de Piancó possui quatro consultórios médicos; uma sala de acolhimento com classificação de risco; uma sala de atendimento a paciente crítico/grave (vermelha); uma sala de atendimento (assistente social); uma sala de curativo e sutura; uma sala de inalação; duas salas de observação, uma adulto e uma pediátrica; uma sala de raio x; uma sala amarela; uma sala de coleta de exames; uma sala de aplicação de medicamentos e reidratação; uma farmácia; um Centro de Material e Esterilização; uma CAF; um refeitório; dois DML entre outros. A UPA PORTE II Regional de Piancó está habilitada pelo Ministério da Saúde através da Portaria GM Nº 617 DE 26 DE MAIO DE 2015, e em breve sairá a Portaria de QUALIFICAÇÃO que será publicada em Breve, em reunião na ultima quarta feira em Brasília, o processo de qualificação de nossa UPA e minuta de Portaria estão no Gabinete da SAS – Secretaria de Atenção a Saúde do Ministério e provavelmente será publicado ainda este mês de outubro.

Assessoria
Tecnologia do Blogger.