Em Olho D´Água, prefeito, vereadores e população se unem em defesa do açude “Buiú”

Uma reunião marcada para esta terça-feira (12) na cidade de Olho D´Água, que pretendia debater a falta de água em Piancó foi interrompida. 

O prefeito Chico Carvalho e vereadores da cidade de Olho D´Água, representantes da AESA(Agência Executiva e Gestão das Águas do Estado), se fizeram presentes. 

O vice-prefeito e o presidente da câmara de vereadores de Piancó também estavam no evento.




Além disso, estudantes e cerca de 800 pessoas também foram ao local. O prédio da câmara de vereadores ficou lotado e as pessoas se aglomeraram nos arredores.

O representante da AESA informou que estava tentando dialogar a situação da falta de água em Piancó. Mas, se quisesse abriria a comporta a qualquer custo. Foi o estopim que incendiou e fez interromper a reunião aos gritos pela população.

Em seguida e já em praça pública o prefeito Chico Carvalho usou o microfone e afirmou que, nunca ficou contra Piancó. No entanto, enfatizou que, é contrária a forma como a AESA deseja solucionar o problema, que é abrindo as comportas do açude Buiú para que a água escorra pelo leito do Rio Genipapo.

O prefeito disse que, a melhor opção seria fazer um sistema de engate e água descer através de uma tubulação evitando a evaporação e a perda de água pela areia seca. Chico Carvalho lembrou ainda que, meses atrás a própria AESA determinou o fechamento da comporta do açude Buiú. “Eu não sou contra Piancó, mas tem que haver responsabilidade com o que fazem e estamos passando uma situação de seca. Eu não vou deixar meu povo com sede e como prefeito da cidade, estou aqui ao lado do meu povo, contem comigo população olhodaguaguense, ninguém abrirá a comporta sem antes lutarmos juntos, não permitirei esse crime”. Finalizou o prefeito. Que foi bastante aplaudido aos gritos.

O vereador Zé Barreto, também falou sobre o assunto dizendo que, também não é contra o fornecimento para Piancó. E sim da maneira como pretendem realizar. O parlamentar informou que, a água percorreria uma distância de aproximadamente 60 km, pelo leito do rio e mesmo soltando 2 milhões de metros cúbicos de água como pretendiam fazer, só chegaria ao local para abastecer Piancó 600 mil metros cúbicos de água.

Os vereadores Isaac Carvalho e Zé Simôa, também falaram na mesma linha do prefeito Chico Carvalho e do vereador Zé Barreto.

Durante o evento houve manifestação por parte da população de Olho D´Agua. Populares interditaram a via de acesso à cidade com pneus queimados e se mostraram contrários à abertura da comporta do açude Buiú.

O açude Buiú tem capacidade para acumular cerca de 80 milhões de metros cúbicos de água. Atualmente possuiu apenas 14 milhões de metros cúbicos. Representantes da AESA, policiais militares, além de populares, foram fechar em definitivo a comporta do açude Buiú que estava aberta.


Vale News PB
Fotos: Grupo WhatsApp - Divulgação

Tecnologia do Blogger.