Município de Nova Olinda realizou Fórum de Educação: VEJA FOTOS

O município de Nova Olinda – PB realizou na última terça-feira (19), o Fórum Municipal de Educação, uma parceria da Prefeitura Municipal com a Secretaria Municipal de Educação. 
O evento contou com a participação dos demais secretários, Prefeita, membros da Educa Assessoria, comunidade escolar e membros da sociedade civil.






A Prefeita Drª Maria do Carmo dizia que até mesmo Jesus Cristo planejou como desenvolveria suas atividades, ao dividir as diversas ações para o decorrer dos 7 dias de criação do mundo. Assim, ela disse que tudo deve ser feito sob planejamento, tal como esse que ora era desenvolvido para a educação da cidade.
O Plano Municipal de Educação de Nova Olinda – PME é um documento de planejamento estratégico de longo prazo, que compreende um conjunto de ações para aperfeiçoar a participação cidadã, a gestão democrática, o financiamento da educação, a atualização do currículo, a valorização dos profissionais do magistério, entre outros, dando primazia a metas e estratégias voltadas para a universalização, democratização da educação e oferta de uma educação de qualidade social, pautada nos valores humanos, na inclusão, igualdade, diversidade e promoção da justiça social. O PME será desencadeado durante os anos 2015 – 2021.
A elaboração deste documento, dar-se em cumprimento à Lei Federal nº 10.172, de 9 de Janeiro de 2001. É o resultado concreto de um processo de construção coletiva, tendo sido gestado em diversos espaços de debates, através da participação de múltiplos sujeitos sociais e político.
Na elaboração do PME, foram realizados diagnósticos para verificar as necessidades educacionais do município, mediante discussões.
Os consultores da Educa estiveram explanando sobre o significado de cada meta, bem como mostrando os níveis alcançados pelo município de Nova Olinda de acordo com os dados do Ministério da Educação.
Ressalta-se que as metas e estratégias apontam para perspectivas transformadoras e emancipatórias para a educação de Nova Olinda, sendo esboçadas com base na legislação educacional e na realidade municipal por meio de um mapeamento da situação socioeconômica, demográfica e, principalmente, educacional, assim como na identificação de problemas, dificuldades e avanços alcançados.
O Plano é composto por diversas metas, elas se relacionam às seguintes questões: Educação Infantil, Ensino (Fundamental e Médio), inclusão/educação especial, qualidade na educação básica (na busca constante da manutenção dos bons níveis do IDEB), educação integral, elevação da escolaridade e diversidade (com respeito às diversidades de renda e raça), elevação da escolaridade média, valorização dos profissionais do magistério e plano de carreira, financiamento da educação, gestão democrática, participação e controle social. Cada uma das metas foi debatida em diferentes grupos de trabalho compostos pelos presentes ao Fórum. Neste momento eles debateram, retificaram e elaboraram novas ações às metas, tudo de acordo com as características da educação da cidade.
Posteriormente os representantes de cada Grupo de Trabalho apresentou o que ficou acertado nas metas dentro de suas discussões. Assim, brevemente a Secretaria de Educação estará apresentando o Plano Municipal de Educação após ter passado por esta ação do Fórum.
Ao final, o Secretário de Educação Aluísio Franco de Santana agradeceu a presença de todos ao mesmo tempo em que salientou que se faz necessária a atuação de todos para o melhor para a educação local.








































































ASCOM
Tecnologia do Blogger.