Pastoral da Juventude de Nova Olinda realizou ‘I Vem Louvar’

A Pastoral da Juventude da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios em Nova Olinda – PB celebrou um importante encontro de oração, louvor e partilha da Palavra de Deus neste Domingo (22). Tal encontro denominou – se ‘Vem Louvar’ e foi celebrado pela primeira vez, surgindo assim como uma proposta para ser celebrado a cada ano. 

O mesmo teve como tema “Juventude e Missão” e foi realizado às 17:30 no Ginásio de Esportes do Colégio Municipal Genésio Pinto Ramalho. 

A Paróquia mostra mais uma vez o seu compromisso com a Campanha da Fraternidade 2015 que trata da ‘Fraternidade: Igreja e Sociedade’. Cuidar do jovem é respeito social e compromisso de fé em favor da juventude e da sociedade como um todo, estabelecendo a fraternidade.










Diversas músicas animaram todo o público presente que contou com jovens, famílias de Nova Olinda e região (Pedra Branca, Piancó, Santana dos Garrotes, Itaporanga, Pitombeira de Dentro etc). Cerca de 300 pessoas participaram. O jovem Cícero da cidade de Itaporanga realizou uma reflexão. Citou o Livro de Jeremias (1, 4) sobre o chamado deste profeta. Cícero questionou se o chamado a ser profeta foi somente a Jeremias. Mostrou que esse chamado abrange a todos os jovens, sendo também chamados a serem sentinelas do novo amanhã, sal da Terra e Luz do Mundo. Disse que Jeremias embora fosse gago não gaguejou em nenhum momento da missão pois Deus o curou. Assim Jeremias não teve medo, neste sentido Cícero incentivou todos os jovens a não terem medo pois o Senhor os manda sair, fazendo assim uma analogia  da Encíclica Evangelii Gaudium do Papa Francisco que chama todos a saírem do comodismo, a serem pastores.

Cícero destacou que acredita que a juventude não vive somente de oba – oba, mas tem compromisso. Citou ainda o caso de Abrãao que não se apegou a nada, partiu em missão nos seus 80 anos de idade.  Cícero chamou os jovens a serem apóstolos da juventude, bons pastores. Dizia ele que para termos o jovem na Igreja precisamos oferecer primeiramente acolhida, em seguida mostrarmos que Deus é bom. Disse que acima de tudo deve existir o acolhimento, assim o jovem sentirá chamado a seguir a Cristo na sua Igreja; disse que o mundo precisa de jovens que deem testemunho de Deus. Assim, ele mostrou que precisamos adorar a Deus, se não adorar a pessoa não resistirá quando a tentação vier.

Os jovens apresentaram uma entronização de Nossa Senhora, mostraram por meio dela, a sua fé na Mãe de Deus, como intercessora da juventude e protetora de toda a Igreja.

Foi apresentado um sociodrama sobre diversas situações que acometem os jovens, tais como ligação constante com o mundo virtual o que atrapalha a convivência no mundo real, o alcoolismo, as drogas, violência, acidentes e a ação de Jesus curando e dando vida nova a todos, mas ao mesmo instante uma sociedade que por suas práticas mata Jesus Cristo com ações que divergem do seu Plano Salvífico. Todos eram indagados sobre sua ação frente a tudo isso.

Houve uma adoração ao Santíssimo Sacramento. Therezinha Chaves da cidade de Santana dos  Garrotes dirigiu o momento orante mostrando a alegria de estarmos diante de Deus, entrarmos em contato com Ele e obtermos assim a graça do seu amor. O Pe. João Romão (Pároco local) realizou a Bênção do Santíssimo Sacramento.

Ao final a equipe agradeceu aos colaboradores, desde equipe de estrutura, preparação e patrocinadores. O Secretário Municipal José Norberto usou da palavra representando a Prefeita Drª Ducarmo e ele demonstrou o seu reconhecimento pelo encontro, sendo como ele citou, de uma dimensão nunca vista na cidade, além de ter destacado toda a mensagem transmitida sobre a juventude no decorrer do encontro.

Zé Filho
PASCOM Paroquial
Tecnologia do Blogger.